Nova espécie de fungo descoberta em Mato Grosso ameaça trabalhadores rurais

Publicidade

Uma descoberta recente no Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM-UFMT), em Cuiabá, Mato Grosso, revelou uma nova espécie de fungo, o Paracoccidioides lutzii, que causa a Paracoccidioidomicose (PCM). A PCM é uma micose sistêmica que afeta principalmente trabalhadores rurais e outras pessoas em contato direto com o solo.

O fungo se aloja no solo, e ao remexer a terra, a pessoa inala, indo parar nos pulmões. A paracoccidioidomicose (PCM) pode causar sequelas pulmonares crônicas, como fibrose pulmonar e alterações enfisematosas, e uma série de manifestações clínicas típicas, como úlceras na mucosa oral, nasal, gânglios cervicais, lesões em pele, em ossos, e mais raramente, em mucosa ocular e outros sítios anatômicos.

A descoberta foi uma colaboração entre pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). A nova espécie foi nomeada em homenagem ao Dr. Adolfo Lutz, que descreveu o primeiro caso da doença há 117 anos.

A identificação da nova espécie e a obrigatoriedade de notificação da doença em Mato Grosso reforçam a necessidade de monitoramento epidemiológico e melhoria das estratégias de diagnóstico e controle da PCM no Brasil. A PCM não tem cura, mas pode ser controlada com tratamento adequado. Em Mato Grosso, os casos são acompanhados pelo Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM).

Pesquisas em andamento, como a parceria com a Secretaria de Estado Agricultura Familiar/MT (SEAF), estão coletando amostras de sangue de agricultores familiares para identificar fatores epidemiológicos em nove municípios da Baixada Cuiabana. O Ministério da Saúde também está financiando um projeto para desenvolver um antígeno que possa ser usado em laboratórios de todo o Brasil.

Atualmente, apenas o laboratório de sorologia para PCM no laboratório de Micologia/Investigação da Faculdade de Medicina/UFMT realiza essa sorologia manualmente.

MATO GROSSO – CenárioMT

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress