A Polícia Civil do Rio de Janeiro desmantelou um ferro-velho clandestino que estava ativo em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (28).
O estabalecimento se encontrava no bairro Largo do Barradas. O ferro-velho funcionava sem qualquer licença legal: sem CNPJ, alvará ou o Cadastro de Estabelecimento de Reciclagem (CER).
Ao chegarem no local, os policiais identificaram a queima ativa e irregular de lixo, além de fios e materiais recicláveis a céu aberto, gerando nuvens de fumaça tóxica que invadiam residências vizinhas e colocavam em risco a saúde dos moradores.
Durante a ação, o responsável foi preso em flagrante pelos crimes de receptação qualificada, crime ambiental e furto de energia elétrica. Veja vídeos do local:
Entre os materiais apreendidos havia uma grande quantidade de fios de cobre queimados, com características compatíveis com cabos de concessionárias de serviço público, misturados a resíduos e entulho, uma técnica comum utilizada para ocultar a origem ilícita dos produtos.
A polícia acionou a concessionária Enel, que confirmou o furto de energia no local com uma ligação clandestina que alimentava o funcionamento do ferro-velho. A Prefeitura de Niterói interditou o local.
A perícia técnica foi requisitada e constatou os danos ambientais. A ação desta sexta-feira foi realizada pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) junto as secretarias do Gabinete de Gestão Integrada Municipal e de Ordem Pública Municipal de Niterói.