O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), decidiu antecipar sua ida a Salvador para ter mais tempo para conversar com empresários e políticos, em busca de apoio para a eleição de 2026.
A previsão é de que ele embarque nesta terça-feira (1º), dois dias antes do evento de lançamento da sua pré-candidatura à Presidência da República, marcado para sexta-feira (4).
Caiado já tem encontros marcados com empresários. Ele será homenageado pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e quer começar a interlocução com nomes influentes no estado, se apresentando como candidato alternativo ao do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para a disputa presidencial.
Estender a estadia em Salvador faz parte de uma estratégia para ampliar sua visibilidade no Nordeste, considerado um reduto eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), onde Bolsonaro só alcançou 27% dos votos no segundo turno da eleição de 2022.
Como mostrou a CNN, Ronaldo Caiado não declinou em se lançar pré-candidato ao Planalto mesmo com pressões do União Brasil, que está em negociação com o PP para formar uma federação.
Ainda assim, ele será recebido pelo vice-presidente da sigla, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto, e pelo atual prefeito, Bruno Reis (União).
Caiado também estará acompanhado por uma comitiva formada por empresários de Goiás, prefeitos, deputados estaduais e federais. O atual prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União), por exemplo, já bloqueou a agenda de compromissos para a próxima sexta-feira e confirmou que vai a Salvador.
Na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o goiano vai receber o título de cidadão baiano e a comenda 2 de julho. O lançamento da pré-candidatura estava previsto para ocorrer no estacionamento da assembleia, mas foi transferido para um Centro de Convenções para, segundo interlocutores, evitar problemas com a Justiça Eleitoral.