Três pessoas foram presas preventivamente nesta segunda-feira (31), durante uma operação da 1ª Delegacia de Corumbá, no Mato Grosso do Sul. A operação Benefício Seguro também contou com o apoio da Delegacia de Ladário.
Além das três prisões, os policiais cumpriram outros três de busca e apreensão. Os alvos são investigados por crimes contra beneficiários de programas como o Bolsa Família e Mais Social.
Segundo a polícia civil, o esquema consistia em conceder empréstimos com a cobrança de juros abusivos de 30% ao mês. Os agiotas exigiam como garantia joias, veículos ou cartões de benefícios com senha e os membros do grupo sacavam valores.
Mesmo quitando as dívidas, os itens não eram devolvidos e as vítimas passavam a ser extorquidas sob ameaça e com armas de fogo. A corporação apura o envolvimento dos suspeitos nos crimes de extorsão, supressão de documento público, furto mediante fraude, porte ilegal de arma de fogo, ameaça e agiotagem.
Durante as buscas, foram apreendidos documentos pessoais, cartões dos benefícios sociais, munições, três veículos, joias e pelo menos R$ 437,9 mil em espécie.