O cientista político e professor do Insper, Fernando Schüler, afirma que o Brasil dos últimos anos tem se tornado uma espécie de “experimento social”. Segundo ele, este experimento demonstra como a ideia de um “Estado disciplinador da verdade” ou “guardião da democracia” não funciona na prática.
Schüler argumenta que o país vive há cerca de cinco ou seis anos sob a lógica de que a democracia precisa de mecanismos excepcionais para se proteger.
“Nós precisamos dar poderes especiais para o Estado, poderes subjetivos de interpretação sobre a sua alma”, critica o professor, alertando para os riscos dessa abordagem.
A análise foi durante participação no WW Especial, com William Waack, que debateu o risco global da liberdade de expressão.
Autoritarismo instrumental na cultura política brasileira
O cientista político faz referência ao conceito de “autoritarismo instrumental”, cunhado pelo cientista político Wanderley Guilherme dos Santos (1935 – 2019) nos anos 1970. Este conceito sugere que a cultura política brasileira frequentemente busca atalhos autoritários para alcançar objetivos supostamente democráticos.
“Muita gente não gosta de ouvir falar, mas quando as pessoas estavam na frente dos quartéis pedindo a intervenção militar em 2022, elas estavam querendo um atalho”, exemplifica Schüler, destacando como essa mentalidade permeia tanto a esquerda quanto a direita no país.
Censura prévia e interferência estatal
O professor do Insper critica a aceitação da censura prévia no Brasil nos últimos anos, citando casos como a proibição de um documentário sem que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) o tivessem assistido. Ele também menciona a censura a um economista por questionar resultados eleitorais e a um youtuber por expressar uma opinião controversa sobre liberdade de expressão.
“Isto é uma enorme ladeira escorregadia”, alerta o professor, referindo-se à recente interferência estatal em questões como a letra de uma música. Schüler defende que tais discussões devem ocorrer no “mercado de ideias”, sem a mediação do Estado.
O cientista político conclui alertando para os perigos de se aceitar “uma pitadinha de autoritarismo instrumental” sob o pretexto de proteger a democracia, enfatizando que essa abordagem pode, na verdade, minar os princípios democráticos que visa defender.
WW Especial
Apresentado por William Waack, programa é exibido aos domingos, às 22h, em todas as plataformas da CNN Brasil.