O mês de abril dará a largada ao outono nas diversas regiões do Brasil, com chuvas acima da média na região Sul e alteração de padrões nas temperaturas, com ondas de frio que marcaram o primeiro trimestre de 2025. De acordo com a Climatempo, o motivo da mudança é a condição oceânica.
“O Atlântico Sul, na costa do Sul e do Sudeste, está com temperatura acima do normal. Isto facilita a formação de áreas de baixa pressão atmosférica próximas ao litoral destas regiões e mais evaporação de umidade para a atmosfera, fatores que vão colaborar para a formação de áreas de chuva”, explicou o boletim da Climatempo.
Em geral, abril é um mês em que se nota a redução das chuvas na maioria das áreas do Brasil, porém este ano há uma inversão no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Na primeira quinzena de abril, os maiores volumes de precipitações sobre o Brasil devem ocorrer no Sul do Brasil e também no extremo norte.
O padrão se dará devido a Zona de Convergência Intertropical, que continua ativa e vai trazer mais chuva para o norte do Amazonas e do Pará, Amapá e para a costa norte do Nordeste, entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte. Contudo, a previsão da Climatempo é de que o mês termine com um volume de água um pouco abaixo da média em quase todo o país.
As porções norte da Região Norte e norte do Nordeste ainda serão beneficiadas pela chuva da ZCIT durante o mês de abril.
“Na porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial, na costa do Peru, o fenômeno La Niña tecnicamente persiste, pela análise mais recente da NOAA – , mas o fenômeno está mais tendo influência relevante no clima do Brasil. A tendência é de que outono siga com neutralidade térmica na região centro-leste do Pacífico Equatorial”, apontou a Climatempo.
A meteorologia prevê também que a primeira queda notável da temperatura, entre os dias 5 e 8 de abril, será em áreas do Sul do Brasil, em algumas áreas do leste do Sudeste e na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. O resfriamento será leve em todas estas áreas.
Esta massa de ar frio deve causar queda de temperatura moderada a forte em parte dos Estados de São Paulo, de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, oeste e sul de Mato Grosso. Para o final do mês de abril, há previsão da passagem de uma massa de ar frio de origem polar com mais força, abrangendo mais áreas do país.
Região Sudeste
O início de abril será marcado por temperaturas elevadas, com máximas em torno de 32°C e mínimas de 20°C em São Paulo (SP). Há previsão de chuvas e tempestades ocasionais nos primeiros dias do mês em quase todo o Estado. Enquanto no Rio de Janeiro (RJ), chuvas e tempestades são esperadas nos primeiros dias. Ao longo de abril, as temperaturas tendem a diminuir ligeiramente, com máximas em torno de 27°C e mínimas de 21°C, e a frequência de chuvas também deve reduzir.
Em Belo Horizonte (MG), os próximos dias são de chuvas ocasionais, mas, no decorrer do mês, espera-se uma queda nas temperaturas, com mínimas de 16°C, além de redução nas precipitações. Diante do Atlântico Sul com temperatura acima do normal, a evaporação de umidade para a atmosfera aumenta e estimula a formação de mais nuvens e chuva, conforme a Climatempo.
Região Sul
Estão previstos vários episódios de chuva forte na região, inclusive no Rio Grande do Sul. Porém, as condições oceânicas e atmosféricas de agora são “completamente diferentes daquelas observadas em 2024”, quando ocorreram chuvas catastróficas sobre o Rio Grande do Sul, acrescentou o boletim.
Em Porto Alegre (RS), o início de abril apresenta temperaturas máximas em torno de 26°C e mínimas de 17°C, com previsão de tempestades nos primeiros dias. Abril deve terminar com temperatura um pouco abaixo da média no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
Região Nordeste
Na capital da Bahia, Salvador, prevalece temperaturas estáveis, com aumento na frequência de chuvas, especialmente no final do período. Enquanto em Recife (PE), o mês começa com temperaturas máximas próximas a 31°C e mínimas de 26°C, com previsão de chuvas ocasionais, até que vai aumentando, em especial na segunda quinzena.
Região Centro-Oeste
O início de abril apresenta temperaturas máximas em torno de 29°C e mínimas de 19°C, com predomínio de sol e algumas chuvas ocasionais em Brasília (DF). Uma das principais características do outono no Centro-Oeste, por sua vez, é a diminuição da frequência e do volume de chuva. A seca se intensifica em maio.
Região Norte
Em Manaus (AM), abril começa com temperaturas máximas em torno de 31°C e mínimas de 24°C, com previsão de chuvas frequentes e tempestades ocasionais. Durante o mês, as temperaturas mantêm-se estáveis, e a frequência de chuvas permanece alta.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_afe5c125c3bb42f0b5ae633b58923923/internal_photos/bs/2025/K/1/OG5cxKRKO24xpvPJGhjg/brasil-temperatura-abril-post.png)
Abril será início efetivo do outono, aponta a Climatempo — Foto: Divulgação