A Hooters — rede de restaurantes conhecida primeiramente por sua equipe de garçons vestida de laranja, formada somente por mulheres, e depois por suas asas de frango — entrou com pedido de falência, anunciou a empresa nesta segunda-feira (31). Mas a marca de décadas disse que não vai a lugar nenhum.
No processo de falência, a empresa planeja vender todos os seus 100 restaurantes próprios para dois grupos de franqueados que operam os estabelecimentos Hooters nas áreas de Tampa, Flórida e Chicago.
O grupo combinado opera coletivamente um terço dos estabelecimentos franqueados dos Estados Unidos, segundo a marca.
A Hooters se junta a outros restaurantes fast casual, como BurgerFi e Red Lobster, que entraram com pedido de falência em meio a condições comerciais difíceis. A força de trabalho da empresa também foi criticada, com processos que vão de discriminação racial a discriminação de gênero.
O Hooters fechou dezenas de restaurantes no ano passado, culpando o aumento dos custos com alimentos e mão de obra.
A empresa disse que planeja sair do Chapter 11 – processo semelhante à recuperação judicial brasileira – da concordata em “aproximadamente 90-120 dias”.
“O anúncio de hoje representa um marco importante em nossos esforços para reforçar a base financeira do Hooters e continuar oferecendo a experiência de hospitalidade obcecada pelos hóspedes e a comida deliciosa que nossos clientes e comunidades esperam”, disse Sal Melilli, CEO do Hooters of America no comunicado.
O Hooters entrou com pedido de proteção contra falência no tribunal do Texas, um caminho comum para empresas em dificuldades que esperam resolver seus problemas financeiros por meio de reorganização.
A rede disse que continuará operando seus negócios normalmente, embora tenha dito que está “avaliando a pegada operacional da empresa” para seus locais de propriedade da empresa.
Isso significa que pode acabar fechando alguns locais durante seu processo de falência. As empresas de private equity Nord Bay Capital e TriArtisan Capital Advisors compraram o Hooters em 2019.
O grupo de compradores inclui os fundadores originais do Hooters, incluindo Neil Kiefer, CEO do grupo franqueado Hooters Inc.
“Por muitos anos, a marca Hooters tem sido propriedade de empresas de private equity e outros grupos sem histórico ou experiência com a marca Hooters”, disse Kiefer em um press release na segunda-feira.
Em uma entrevista com a Bloomberg News na semana passada, ele disse que o plano de recuperação inclui tornar a rede mais familiar.
Kiefer disse que a aquisição liderada pelo fundador permitirá que a marca “volte às suas raízes”, e o restaurante enfatizou que “Nossos renomados restaurantes Hooters estão aqui para ficar”.
Com informações de Jordan Valinsky, da CNN Internacional
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