A Polícia Civil do Pará destruiu, na última semana, 100 mil pés de maconha durante a operação “Narke 3”, realizada na região do Rio Gurupi, em Viseu, no nordeste do estado.
Segundo as investigações, os criminosos cultivavam a droga em uma área de aproximadamente 30 mil metros quadrados. A plantação ilegal foi descoberta durante fiscalizações aéreas.
A Polícia Civil informou que a droga estava distribuída em nove plantações na região, que faz divisa com o Maranhão. Com a chegada das equipes policiais, os responsáveis pelo cultivo fugiram pela mata.
A ação ocorreu nos dias 27 e 28 de março, com participação da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) e apoio do Grupamento Aéreo de Segurança Pública, que sobrevoou áreas próximas à vila de São José do Gurupi e ao município de Cachoeira do Piriá.
No local, foram encontrados acampamentos improvisados, que, assim como as plantações, foram completamente destruídos. A Polícia Civil instaurou um inquérito para identificar os responsáveis pelo plantio.
Além disso, os agentes identificaram o uso de produtos químicos na adubação das plantas. Amostras foram coletadas e encaminhadas para perícia.