O estado de São Paulo registrou o menor número de homicídios dolosos para o mês de fevereiro desde 2001, quando teve início a série histórica contabilizada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).
No mês passado, foram 202 casos — queda de 6,4% nos crimes na comparação com o mesmo período do ano passado —, quando 216 mortes foram contabilizadas pelas delegacias no estado.
Na capital paulista, aconteceram 48 homicídios dolosos em fevereiro. Na Grande São Paulo, houve 33 registros. Já no interior do estado, foram 121 boletins de homicídios.
A queda progressiva no número de crimes contra a vida é “reflexo do investimento em diversas políticas públicas, com a melhoria de procedimentos, ações e equipamentos das polícias, além do aperfeiçoamento dos sistemas integrados de comando e controle com as forças policiais em todo o estado”, de acordo com a coordenadoria de Análise Criminal e Pesquisa (CAP), da SSP.
São Paulo registrou mais de 40 denúncias de estupro por dia em fevereiro. O estado somou 20 crimes de feminicídio — sete mortes a menos que no mesmo período de 2024.