O Internacional anunciou a rescisão do contrato de formação de uma atleta da equipe sub-20, identificada como responsável pelo ato de racismo registrado durante a partida contra o Sport, pelo Brasileirão Feminino, na segunda-feira (31).
A jogadora de 18 anos assistia ao jogo quando atirou uma casca banana em direção ao banco de reservas do time pernambucano. O caso foi registrado em vídeo, e a quarta árbitra, Andressa Hartmann, recolheu a fruta do gramado.
“Após apuração rigorosa dos fatos e análise das imagens solicitadas, o Inter identificou que a pessoa responsável pelo arremesso foi uma atleta da equipe Sub-20. Diante da conduta, o clube tomou a decisão imediata de rescindir o contrato de formação da jogadora”, afirmou a assessoria de imprensa do Colorado à CNN.
O clube também reforçou seu compromisso com o combate ao racismo e afirmou que seguirá promovendo ações de conscientização dentro e fora de campo.
Diante do ocorrido, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinou que o Internacional jogue de portões fechados até o julgamento do caso.
O Sport divulgou uma nota de repúdio classificando o episódio como “covarde” e “repugnante”. Além disso, o diretor de futebol feminino do Clube, Alessandro Rodrigues, foi à delegacia para registrar um Boletim de Ocorrência.
“O Sport Club do Recife não tolera qualquer forma de discriminação ou preconceito e exige a punição exemplar do responsável”, diz o comunicado oficial.