A três dias da estreia na Série B, o Athletico entrou na reta final da preparação para enfrentar o Paysandu. O técnico Maurício Barbieri conta com reforços do departamento médico e ganha opções para o time.
Uma situação que preocupou foi com o goleiro Mycael, que ficou de fora do treinos por uma luxação em um dos dedos da mão e por um quadro viral. No entanto, ele participou do treinamento nesta terça-feira (1º) e deve se manter como titular da equipe.
A principal preocupação é em relação ao zagueiro Tobias Figueiredo. Ele sofreu um desconforto e ficou de fora do jogo-treino diante do Brusque, no último final de semana, e também dos últimos treinos.
Segundo a jornalista Monique Vilela, o defensor de 31 anos faz um tratamento intensivo para ficar à disposição e estar entre os relacionados.
O duelo entre Paysandu e Athletico válido pela primeira rodada da Segundona está marcado para a próxima sexta-feira (4), às 21h, no estádio Mangueirão, em Belém do Pará. Contudo, a transmissão oficial da partida ainda não está garantida, já que a Globo deixa de transmitir a Série B após 28 anos.
A delegação rubro-negra viaja na tarde de quinta-feira (3), véspera da partida, e descansa até entrar em campo.
Athletico ganha reforços do DM
O único que ainda segue em recuperação é o atacante Julimar, que faz tratamento após a segunda lesão de LCA (ligamento cruzado anterior) no joelho direito.
O lateral esquerdo Lucas Esquivel se recuperou da pubalgia e passou a treinar com o elenco rubro-negro. A expectativa é que ele participe de um jogo pela primeira vez nesta temporada.
O argentino chegou a ficar no banco de reservas no empate por 1 a 1 diante do Cianorte, pela sexta rodada do Campeonato Paranaense. No entanto, ele voltou a ficar como desfalque rubro-negro.
Após o fracasso na negociação com o River Plate, Esquivel chegou a viajar para Buenos Aires e São Paulo. O jogador fez consultas para ajudar na recuperação do problema crônico no púbis.
Outro que se recuperou desde o fim do Estadual foi o lateral-direito Dudu. O jogador sofreu uma lesão no músculo adutor da coxa esquerda e foi desfalque na vitória do Athletico sobre o Guarany de Bagé, na segunda fase da Copa do Brasil, e nos jogos contra o Maringá, na semi do Paranaense.
Ao contrário de Esquivel, Dudu deve retomar o status de titular. Além de mais experiente, o jogador agrada mais o técnico por ser mais sólido no sistema defensivo em relação a Palacios, por exemplo.
Na esquerda, Fernando deve seguir entre os onze iniciais até Esquivel retomar o ritmo de jogo.
Além deles, os veteranos Giuliano e Alan Kardec se recuperaram antes e participaram da eliminação no Estadual, assim como o jovem Léo Dérik. Do trio, apenas Kardec deve ser titular do Athletico contra o Paysandu.
Pressão sobre técnico Barbieri
O técnico Maurício Barbieri terá que entregar resultados para não ser demitido no início da Série B. O comandante ficou bastante pressionado após a eliminação para o Maringá.
Boa parte da torcida e da diretoria, incluindo o presidente Mario Celso Petraglia, ficaram bastante irritados pelo sistema adotado pelo treinador e, principalmente, pelo revés por 3 a 0 dentro da Ligga Arena.
Até aqui, Barbieri soma nove vitórias, seis empates e duas derrotas em 17 jogos. Além do aproveitamento de 64,7%, o time marcou 28 gols e sofreu 14.