Patrício Freire, mais conhecido como Patrício Pitbull, prometeu fazer uma grande estreia no UFC após deixar seu nome marcado em uma passagem de 14 anos pelo Bellator.
O brasileiro, que se tornou campeão da liga em 2014 e realizou nove defesas bem-sucedidas de cinturão, terá sua primeira luta no Ultimate no UFC 314, que acontece dia 12 de abril, contra Yair Rodriguez.
“Eu vou pressioná-lo, colocá-lo para baixo e esmagá-lo. É o que vai acontecer. Verão o melhor peso-pena em ação e o peso-pena mais completo do planeta”, garantiu ele, em entrevista ao canal do UFC no YouTube.
Por causa de sua trajetória no Bellator, de onde saiu com o título de campeão peso-pena, Pitbull já vai entrar com bastante moral no Ultimate; ele está escalado para o card principal do evento que, coincidentemente, terá a disputa de cinturão de sua categoria na luta principal, entre o também brasileiro Diego Lopes e Alexander Volkanovski.
Além disso, em seu primeiro combate, já vai enfrentar um lutador que está no top-5 do ranking dos penas. Ou seja, se estrear com vitória, já pode entrar direto para a lista dos cinco melhores da divisão.
A trajetória de Pitbull no Bellator
Patrício Freire começou sua carreira no MMA em 2004, entrando para o Bellator seis anos mais tarde, já com uma vitória por finalização.
A chance pelo cinturão veio três anos mais tarde, contra Pat Curran, mas ele acabou perdendo por decisão dividida dos juízes depois de cinco rounds.
Pitbull só voltou a ter outra chance quase dois anos depois, contra o mesmo adversário, que ainda era campeão. Desta vez, a história foi outra: vitória por decisão unânime.
Depois de duas boas defesas, ele acabou perdendo o título pela primeira vez, para Daniel Straus, recuperando-o na revanche, duas lutas depois. Em 10 anos, ele conquistou o cinturão quatro fezes e fez nove defesas bem-sucedidas.
Sua última luta no Bellator aconteceu em março de 2024; na ocasião, Patrício derrotou Jeremy Kennedy, voltando a ser o campeão peso-pena da liga. Sua entrada no UFC foi anunciada pouco mais de um mês atrás.