Casos de síndromes respiratórias aumentam em Mato Grosso

Publicidade

Mato Grosso está em alerta para o aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), segundo o boletim “Infogripe” da Fiocruz. O estudo, referente à semana de 16 a 22 de março, prevê um aumento na circulação de vírus respiratórios em grande parte do país nas próximas semanas.

Embora a tendência de longo prazo em Mato Grosso seja de estabilização, o estado, junto com Tocantins e Goiás, apresenta níveis de alerta para SRAG. O aumento nacional de casos, especialmente em crianças de até dois anos, preocupa as autoridades de saúde.

A pesquisadora Tatiana Portela, da Fiocruz, alerta para o crescimento sazonal de vírus respiratórios, como o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e a influenza. Ela reforça a importância da vacinação, que começa em 7 de abril, e recomenda o uso de máscaras em locais fechados e aglomerados, além do isolamento em caso de sintomas gripais.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) já recebeu 96 mil doses da vacina contra a gripe e espera receber mais para atingir a meta de imunizar 1.427.428 pessoas em Mato Grosso.

A vacinação é prioritária para crianças de 6 meses a 5 anos, idosos, gestantes e outros grupos de risco. A campanha visa reduzir complicações e mortes por influenza, além de aliviar a pressão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

MATO GROSSO – CenárioMT

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress