O Secretário estadual da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, deixou o PL e retornará ao PP.
A informação foi confirmada pela CNN junto a equipe de Derrite e ao PP nesta terça-feira (1º). A mudança teve aval dirigente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, e do ex-presidente Jair Bolsonaro, filiado à sigla.
O senador Ciro Nogueira (PI), presidente nacional do PP, se encontrou nesta terça-feira (1º) com Valdemar para acertar a transição.
Pessoas próximas ao secretário afirmaram à CNN que ele só iria com o aval de Jair Bolsonaro, e que a ida faz parte de uma construção conjunta entre os partidos para que a direita tenha dois nomes ao Senado: o dele, pelo PP, e o do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro, pelo PL.
Deputado federal licenciado, Guilherme Derrite foi eleito em 2018 pelo PP. Em 2022, foi reeleito, já pelo PL.
A informação também foi divulgada por Nogueira nas redes sociais: “Hoje é dia de muita alegria para mim e para toda a família Progressistas. Derrite vai voltar para nossa casa. Sou imensamente grato aos amigos Valdemar Costa Neto e Jair Bolsonaro pelo ato de grandeza e generosidade ao liberarem o retorno do nosso querido Derrite ao Progressistas”, escreveu Nogueira em publicação no X (antigo Twitter).
Ciro Nogueira já havia mencionado a expectativa da troca, como antecipou a CNN. De acordo com o presidente, Derrite será o candidato do PP ao governo estadual caso o atual chefe do Executivo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disputa a Presidência.
Hoje é dia de muita alegria para mim e para toda a família Progressistas. @derritesp vai voltar para nossa casa. Sou imensamente grato aos amigos @costanetopl @jairbolsonaro pelo ato de grandeza e generosidade ao liberarem o retorno do nosso querido Derrite ao Progressistas.
— Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) April 1, 2025
Também em conversa com a CNN, o Secretário de Segurança Pública paulista que apenas trocaria o PL pelo PP por “um projeto político maior”.