Congresso Abramilho debate conjuntura macroeconômica e a reciprocidade na sustentabilidade em maio

Publicidade

Conjuntura macroeconômica e a reciprocidade na sustentabilidade serão os principais temas do 3º Congresso Abramilho, que ocorre em Brasília (DF) no dia 14 de maio e terá como tema nesta edição “Sustentabilidade e Inovação”.

O evento é promovido pela Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo (Abramilho) e tem como intuito auxiliar o produtor de milho nas tomadas de decisões com assuntos que envolvem economia e política.

A expectativa em 2025 é reunir cerca de 400 pessoas, entre produtores, empresários, autoridades, políticos e imprensa.

“Quando pensamos no futuro da produção de milho no Brasil, não podemos apenas olhar para dentro da porteira. Como 30% da produção é exportada, acompanhar o cenário internacional é fundamental, por isso demos destaque ao tema na programação do congresso”, explica Glauber Silveira, diretor-executivo da Abramilho e organizador do evento.

O milho é o quinto produto mais exportado pelo Brasil. Conforme dados do Ministério do Desenvolvimento, Comércio e Indústria (MDIC), em 2022, o cereal movimentou US$ 12,4 bilhões, ficando atrás apenas de soja, carne, madeira e álcool.

Programação abordará cenário global

Um dos painéis que terá a função de traduzir o cenário global durante o congresso é o de Mercado Sustentável. Adidos agrícolas brasileiros traçarão um panorama geral sobre legislações e exigências ambientais nos principais países que compram do Brasil. O objetivo é identificar o impacto dessas novas medidas sobre a produção brasileira e, para isso, a dinâmica inclui representantes da Aprosoja Mato Grosso e da Bayer, moderada pelo jornalista Luiz Patroni.

Além disso, as tendências de macroconjuntura econômica estarão no último painel do evento. Leonardo Alencar e Caio Megale, da XP Investimentos, apresentarão um panorama geral da política macroeconômica e sua influência para o agronegócio e a economia brasileira. A mediação será feita pelo jornalista Cassiano Ribeiro.

Um dos alimentos mais popularizados na mesa do brasileiro, o milho também é fortemente influenciado pelas flutuações do mercado global. Por isso, já no painel de abertura do congresso, Mauro Osaki, pesquisador da Esalq, fará um cenário sobre a inflação de alimentos no Brasil, colocando-a em perspectiva com a realidade em outros países.

Reciprocidade na sustentabilidade em pauta

Na parte da tarde, o 3º Congresso Abramilho abordará um tema bem atual das discussões sobre sustentabilidade: a reciprocidade de medidas entre países com relações comerciais entre si. O painel reunirá especialistas tanto na área ambiental como jurídica, como a chefe adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Territorial, Luciola Magalhães, a advogada Samanta Pineda e Daniel Barcelos Vargas, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O debate será mediado pelo jornalista Mauro Zanatta.

O tema segue no painel de Inovações Sustentáveis, que mostrará vários cases do Senar, Syngenta, PivotBio e Corteva. Em formato de talk show, o bloco será mediado pelo jornalista Rafael Walendorff.


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Canal Rural Mato Grosso

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress