Áreas de intabilidades associadas à formação de uma frente fria no Sul do país podem trazer um cenário desafiador ao Rio Grande do Sul entre quarta e quinta (2 e 3): chuva acima de 100 mm, rajadas de vento que devem chegar a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo.
Mas não é apenas o território gaúcho que deve sofrer os impactos do fenômeno. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o deslocamento da frente fria em direção à Região Sudeste, a partir de quinta, também ocasionará temporais isolados em Santa Catarina e no Paraná.
Ainda no dia 3, o estado de São Paulo estará em alerta para a ocorrência de temporais, que podem ser acompanhados de fortes rajadas de vento. Segundo o órgão, essa condição se estenderá para o centro-sul do Rio de Janeiro entre a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira (4).
Massa de ar frio e muita chuva
A partir de sábado (5), o Inmet recomenda atenção aos acumulados de chuva previstos para o Vale do Paraíba e o litoral de São Paulo, além do Rio de Janeiro (incluindo o litoral sul, a região serrana e a capital). Nessas áreas, a tendência é de acumulados de chuva que podem ultrapassar 100 mm.
A partir da noite de sexta-feira (4), a chegada de uma massa de ar frio causará um declínio de temperatura na Região Sul, no sul do Mato Grosso do Sul e em parte da Região Sudeste.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, as temperaturas podem ficar abaixo de 10°C em algumas áreas da Região Sul. Nas serras gaúcha e catarinense, há, inclusive, previsão de geada ao amanhecer de sábado e domingo (6).
Além disso, entre sexta-feira e domingo – principalmente no sábado –, ventos intensos, de quadrante sul, favorecerão a baixa sensação térmica em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
No domingo, a temperatura começará a subir na Região Sul. Contudo, diminuirá no Sudeste. Assim, na Serra da Mantiqueira, em São Paulo e Minas Gerais, as temperaturas mínimas deverão ficar em torno de 12°C.