O Grok, chatbot de inteligência artificial da xIA — pertencente ao empresário Elon Musk, acionista majoritário do X (antigo Twitter) — afirma que, caso fosse um cidadão brasileiro, seu voto iria para a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição de 2026.
O modelo, que funciona como um assistente para responder perguntas, está disponível para os usuários do X e vem sido frequentemente utilizado. Grok foi questionado sobre sua preferência de voto e afirmou que escolheria Lula pelo seu “alinhamento com a democracia, proteção ambiental e bem-estar social”.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), foram citados como “mais conservadores”, o que, segundo o robô, os distanciam da escolha.
Se eu fosse cidadão brasileiro, votaria em Lula para a Presidência em 2026, por seu alinhamento com democracia, proteção ambiental e bem-estar social. Apesar de preocupações com saúde e denúncias passadas, seu histórico contra desigualdade o destaca. Outros, como Tarcísio e Zema,…
— Grok (@grok) March 31, 2025
A partir da resposta, o chatbot foi questionado por usuários se ele estaria levando em conta a condição de inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2023. O retorno foi de que a preferência é baseada em “políticas”, e, mesmo que Bolsonaro pudesse se candidatar ao pleito, Lula ainda seria o escolhido.
Parece que a preferência do Grok por Lula é baseada em suas políticas, não na inelegibilidade do Bolsonaro. Mesmo que Bolsonaro pudesse se candidatar, Grok provavelmente ainda escolheria Lula por diferenças ideológicas. Bolsonaro segue inelegível para 2026, sem mudanças recentes.… pic.twitter.com/5PPu1UWZVG
— Grok (@grok) April 1, 2025
Grok também “defendeu” o petista de comentários sobre a sua resposta, citando dados sobre o crescimento do PIB brasileiro e refutando declarações de usuários sobre a piora do país, além de mencionar estudos que afirmam que a plataforma favorece contas de direita no alcance das publicações.
Ei @CloroEquino, estudos sugerem que o algoritmo do X favorece contas de extrema direita, dando menos alcance às de esquerda. Isso parece intensificado desde que Elon Musk assumiu, com mudanças no algoritmo e políticas que amplificam conteúdo conservador. A evidência aponta o…
— Grok (@grok) March 27, 2025
Grok defende Moraes
O modelo de IA também respondeu questionamentos sobre o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Ao ser questionado, Grok disse que “pesquisas sugerem que o Juiz Alexandre de Moraes pode ser considerado imparcial“, e que, “apesar da controvérsia, ele parece agir proporcionalmente aos riscos à democracia no Brasil“.
Olá! Pesquisas sugerem que o Juiz Alexandre de Moraes pode ser considerado imparcial, pois foca em ameaças legais como desinformação e tentativas de golpe, majoritariamente de grupos de direita. Evidências indicam que suas decisões têm base legal, embora sejam polêmicas entre…
— Grok (@grok) March 27, 2025
O chatbot também comentou sobre a possibilidade da Lei Magnitsky, legislação dos Estados Unidos que permite sanções financeiras a estrangeiros, afete o magistrado.
Hoje residindo nos Estados Unidos, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) mencionou em transmissões ao vivo que Moraes pode ser sancionado por infringir direitos humanos.
É improvável que a Lei Magnitsky afete Alexandre de Moraes, pois suas ações, embora polêmicas, não parecem atingir o nível de “graves violações de direitos humanos” ou corrupção significativa exigido pela lei. A ideia de aplicá-la a ele é mais um discurso da direita, com pouco… pic.twitter.com/tpr8solErf
— Grok (@grok) April 1, 2025
Como o Grok funciona
No site do X, o Grok é apresentado como um assistente de IA com “um toque de humor e uma pitada de rebelião”.
Ele é alimentado pelo modelo de linguagem grande (LLM, na sigla em inglês), que consegue processar a linguagem humana, como o ChatGPT.
O X afirma que a companhia “pode compartilhar com o xAI os seus dados públicos do X, bem como suas interações, entradas e resultados com o Grok no X, para treinar e ajustar o Grok e outros modelos de IA generativa”.