MPF recupera fósseis de 100 milhões de anos que estavam no Reino Unido

Publicidade

O Ministério Público Federal (MPF) recuperou fósseis do Ceará que foram retirados de forma clandestina do Brasil. Os itens são originais da Chapada do Araripe e estavam no Reino Unido, onde havia tentativa de vender os fósseis de forma ilegal em um site.

A recuperação foi possível pela denúncia de um cidadão em fevereiro de 2023. Os itens perdidos são 25 fósseis de insetos estimados em mais de 100 milhões de anos.

Os objetos, após a repatriação, foram encaminhados para Brasília, sob cuidados da Procuradoria-Geral da República (PGR), e nesta quarta-feira (2) serão levados ao Museu do Cariri, no Ceará.

A investigação comprovou a origem brasileira dos fósseis por conta da pedra que compõe o material deles e o registro deles no livro de 2021 chamado “Guia de Fósseis da Bacia do Araripe”.

O procurador da República Rafael Rayol, responsável pelo caso, ressaltou a importância de ter os fósseis de volta.

“Esse fóssil, assim como vários outros que já foram repatriados pelo Ministério Federal aqui no Brasil, tem a singularidade de permitir que o patrimônio volte à propriedade da União, ao povo brasileiro, e possa aqui ser objeto de análise científica, de exposição museológica e de apresentação de exposições à população”, afirmou.

“É uma série de fatores envolvidos, que fomentam a nossa pesquisa, a nossa cientificidade e a cultura de forma geral, permitindo que a população possa conhecer um pouco da história da nossa terra, de como foi a evolução do Brasil e dos animais que aqui nessa terra habitaram há milhares de anos”, completou.

Política – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress