A Polícia Federal (PF) realizou uma série de operações no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos entre os dias 28 e 30 de março, resultando na prisão de 10 pessoas por tráfico internacional de drogas e na captura de um foragido da Justiça.
As ações da PF, que contaram com o auxílio de equipamentos de raio-x, espectrômetros de massa e cães farejadores, desmantelaram diversas tentativas de transporte de cocaína para países como França, Portugal, Catar e Irlanda.
Em um dos casos, sete passageiros foram detidos ao tentar embarcar com cápsulas de cocaína ingeridas. Devido ao alto risco de morte, os presos foram encaminhados ao Hospital Geral de Guarulhos (HGG) e permanecem sob custódia da Polícia Penal do Estado de São Paulo até que a droga seja expelida com segurança.
Outras duas mulheres foram presas ao tentar embarcar para a França com um quilo de cocaína cada, escondidos sob suas roupas. Uma delas ainda tentou fugir da área restrita, mas foi capturada pelos policiais.
Um homem boliviano foi detido com dois quilos de cocaína escondidos em fundos falsos de sua mala, com destino ao Catar e Turquia. Já uma brasileira foi presa em flagrante ao tentar embarcar para a França com dez quilos de cocaína escondidos em suas malas.
Além das prisões por tráfico, a PF também capturou um homem que possuía um mandado de prisão em aberto ao tentar realizar os procedimentos migratórios no aeroporto.
Todos os presos serão apresentados à Justiça Federal e poderão responder pelo crime de tráfico internacional de drogas.