A frente fria que segue avançando pela costa brasileira, e que causa pancadas de chuva na manhã de hoje em algumas partes do Sul do país, fez estragos e quase provocou tragédias na região. Em Porto Alegre (RS), uma carreta tombou com a força do vento durante o temporal que atingiu a cidade nesta segunda-feira (31). O caso aconteceu na chamada nova ponte do Guaíba, que liga a capital gaúcha às demais cidades da Região Metropolitana. Um vídeo foi gravado por motoristas que passavam pelo local no momento do acidente.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o condutor da carreta teve ferimentos leves.
Avião fora da pista
No Oeste de Santa Catarina, um avião da Latam não conseguiu pousar na pista do aeroporto de Chapecó e conseguiu parar apenas na área de grama do aeródromo. O Airbus A319, de matrícula PR-MYM, operava o voo LA3276, proveniente do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).
Durante a primeira aproximação, a aeronave arremeteu devido à baixa visibilidade. Algum tempo depois, o avião conseguiu pousar pela cabeceira 29, porém, não conseguiu parar completamente, ultrapassando a cabeceira 11 e saindo alguns metros além da pista na hora do pouso. Passageiros gravaram o momento da aterrisagem.
No momento do incidente havia chuva na região, com tempestade e nuvens pesadas à 3 mil pés de altura informaram os institutos de meteorologia. Apesar do susto, ninguém se feriu.
Como fica o tempo hoje
Na região Sul, a chuva atinge desde cedo o Norte do Rio Grande do Sul e as instabilidades chegam a partir da tarde em Santa Catarina e no Paraná, podendo vir com intensidade moderada a forte e acompanhada por raios. Com o deslocamento do sistema, uma massa de ar frio se aproxima do RS, e o dia deve começar com temperaturas mais baixas, principalmente na metade sul do estado.
Além da chuva, destaque para o vento, com rajadas que sopram entre 40 e 50 km/h no centro-sul do RS.
Sudeste
Dia de sol e temperaturas elevadas em todos os estados da região. Em São Paulo, metade sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo, a partir da tarde, a condição para pancadas de chuva aumenta e pode vir acompanhada por trovoadas. No norte do Espírito Santo e nordeste mineiro, chove de forma isolada devido à infiltração marítima.
Centro-Oeste
A terça-feira será mais nublada devido ao forte transporte de umidade da faixa Norte do Brasil. Alerta para temporais na faixa sul e oeste do Mato Grosso do Sul e faixa oeste do Mato Grosso. Para o restante da região, a previsão é de pancadas de chuva, mas que chegam com intensidade moderada. Para Goiás, a chuva ganha força na divisa com Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; na parte mais central do estado e também no Distrito Federal, a chuva será mais pontual e em forma de pancadas.
Nordeste
Dia de sol entre nuvens e com alerta para temporais entre a faixa litorânea do Maranhão e o Ceará. Nas demais áreas da região, o sol predomina e chove na forma de pancadas sobre a costa leste do Nordeste. No interior, entre a Paraíba e o norte da Bahia, a umidade relativa do ar ficará abaixo dos 30% nos horários mais quentes do dia.
Norte
A chuva acontece a qualquer hora do dia no Acre, Amazonas e Rondônia, onde há previsão de temporais. No Amapá, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) favorece a formação de nuvens carregadas, assim como no norte do Pará, com alerta para temporais. Nas demais áreas paraenses, a chuva pode vir acompanhada por trovoadas e ocorrer de forma mais irregular no Tocantins.