Um grupo de produtores rurais do Reino Unido iniciou uma greve nesta terça-feira (1/4), se recusando a fornecer trigo para moagem, o que pode afetar diretamente a produção de farinha e de produtos de panificação.
A medida, a primeira do tipo no país, visa “alertar sobre a fragilidade das cadeias de suprimento”, disseram produtores rurais em postagens em redes sociais. O movimento de greve coincide com um momento de aumento no consumo de produtos de panificação, devido às festas da Semana Santa e ao clima mais quente, segundo os jornais locais Northern Farmer e GB News.
Clive Bailye, um dos principais organizadores do movimento, explicou que a greve foi motivada pela necessidade de destacar questões relacionadas à segurança alimentar. “Estamos mostrando que a dependência de importações de trigo pode ser uma fraqueza significativa para a segurança alimentar do Reino Unido”, afirmou em publicação no blog The Farming Forum.
“Juntem-se a outros e não carreguem [trigo para moagem] a partir de 1º de abril, pelo menos durante as duas primeiras semanas do mês”, acrescentando que “se você tiver um contrato existente, tem até o final do mês para entregá-lo”, pede uma postagem no blog.
Além disso, consumidores foram incentivados a comprar farinha e produtos de panificação extras, o que pode acelerar a escassez e chamar atenção para os problemas enfrentados pelos agricultores britânicos. Eles também pedem apoio para combater outras medidas governamentais que afetam negativamente a agricultura familiar, como o aumento de impostos sobre propriedades agrícolas, anunciado para entrar em vigor em 2026.
Além dos desafios econômicos enfrentados pelos agricultores, com custos crescentes e pressão sobre as cadeias de suprimento, a greve ocorre em um momento de crescente preocupação com a viabilidade da agricultura britânica. A ação dos fazendeiros reflete uma insatisfação generalizada com o sistema alimentar atual e busca pressionar os formuladores de políticas a tomarem medidas para garantir um sistema menos dependente de importações.