O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados se reúne nesta quarta-feira (2), às 11h, para analisar um parecer sobre quebra de decoro contra o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ).
O parlamentar é acusado pelo Partido Novo de ter agredido Gabriel Costenaro, integrante do Movimento Brasil Livre (MBL), com empurrões e chutes em abril de 2024.
.
Uma gravação feita por pessoas que presenciaram a cena mostra um bate-boca entre Braga e Costenaro que termina com o deputado usando da força física para retirar o influenciador da Câmara.
Na representação, que tem como relator o deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), o Partido Novo alega que o parlamentar teria ameaçado agredir o militante caso ele tentasse entrar novamente no anexo. Os dois chegaram a ser encaminhados por agentes do Departamento de Polícia Legislativa (Depol) ao escritório do órgão para registar ocorrência.
Na ocasião, o deputado falou à CNN sobre “uma rotina de provocação” por parte de Costenado.
De acordo com o MBL, o influenciador visitava gabinetes de deputados com motoristas de aplicativos para falar sobre o projeto de lei (PL) 12/2024, que regulamenta a atividade dos trabalhadores da categoria, quando encontrou Braga.
A representação contra Glauber foi apresentada pelo Novo em abril. O Conselho aprovou em setembro o parecer do relator, Paulo Magalhães (PSD-BA), pela continuidade do processo.
Ao final de todo o processo, o Conselho pode aprovar, ou não, parecer para sanção do deputado, como suspensão ou perda de mandato. Nestes casos, a decisão final é do Plenário da Casa.