Após o anúncio da Bahia Mineração (Bamin) sobre finalização de contrato das obras do trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol I), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), disse que a concessionária foi notificada sobre o “desempenho abaixo do esperado no andamento das obras”.
Em resposta ao Canal Rural Bahia na tarde desta quarta-feira (2), a ANTT disse que acompanha de perto a evolução da execução físico-financeira do projeto, bem como o cumprimento das obrigações contratuais.
A agência informou ainda que em fevereiro deste ano notificou a concessionária responsável e que abrirá um procedimento preliminar para apurar possível descumprimento contratual.
A nota diz ainda que, de acordo com o último acompanhamento do plano de investimentos realizado pela ANTT, a Bamin concluiu a obra correspondente à Passagem Inferior na BA-262, localizada no km 1483+46,referente ao Lote 01F.
No entanto, a ANTT não deixou claro o envolvimento da Prumo Engenharia, que por sua vez, o escritório em Minas Gerais da empresa, disse por telefone que a Bamin responderá sobre o assunto.


Conforme apuração da reportagem, a situação se trata de um encerramento de contrato com a Prumo Engenharia, empresa terceirizada pela Bamin para a execução das obras.
Em nota, a Bamin disse que concluiu a fase inicial da construção da ferrovia, iniciada em 2023 e que desde o início da concessão em 2021, investiu R$ 784 milhões na ferrovia.
A desmobilização levará aproximadamente 30 dias. O canteiro de Uruçuca permanecerá como apoio às atividades de manutenção.”
Impacto
Os trabalhadores que atuam no trecho entre Uruçuca e Ilhéus, no Sul da Bahia, estão preocupados.
Além dos impactos diretos sobre a vida dos trabalhadores e de suas famílias, o Sintepav-BA (Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial do Estado da Bahia), disse que uma demissão em massa, representa um golpe nas expectativas de desenvolvimento econômico da região sul da Bahia.
Uma assembleia foi realizada na manhã desta quarta-feira (2), em Uruçuca (BA). O Sintepav-BA disse que qualquer processo de desligamento coletivo deve, obrigatoriamente, passar por diálogo com o sindicato, conforme prevê a legislação trabalhista.
De acordo com a Bamin, cerca de 350 pessoas que fazem parte da equipe terceirizada contratada durante a fase inicial de construção da ferrovia devem ser afetadas por essa decisão.
A Fiol
Com 75% concluída e R$ 3,355 bilhões em contratos, de acordo com a Infra S.A., empresa pública federal, o trecho da Fiol entre Ilhéus e Caetité tem 537,2 km de extensão. Denominado Fiol I, é constituído pelos lotes 01F, 02F, 02FA Túnel de Jequié), 03F e 04F.
Você também pode participar deixando uma sugestão de pauta. Siga o Canal Rural Bahia no Instagram e nos envie uma mensagem.