A Embrapa Soja participa da Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina 2025), de 4 a 13 de abril, no Parque de Exposições Ney Braga, antecipando as comemorações de seu 50º aniversário, que será celebrado no dia 16 de abril. O evento também marca os 100 anos da introdução comercial da soja no Brasil.
- Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 🌱
Na ExpoLondrina 2025, a Embrapa Soja apresentará 16 cultivares históricas de seu Banco Ativo de Germoplasma (BAG), uma coleção com cerca de 65 mil acessos de soja de diversas regiões do mundo. Exibidas em vasos, essas cultivares permitirão ao público acompanhar a evolução da soja no Brasil e entender sua importância para o melhoramento genético e o desenvolvimento de novas variedades.
Os visitantes da ExpoLondrina também poderão conhecer a trajetória da soja no país por meio de um estande institucional, que apresentará plantas representativas de diferentes épocas. Além disso, terão a oportunidade de explorar as diversas aplicações da soja no dia a dia.
Painel sobre biotecnologia e desafios do setor
No dia 10 de abril, a Embrapa Soja promoverá um painel sobre biotecnologia no Pavilhão SmartAgro, destacando o papel da genética no avanço da agricultura. Serão debatidos os desafios do setor, como manejo e conservação do solo e coinoculação na soja, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná).
História e impacto da Embrapa Soja
Criada para desenvolver tecnologias que viabilizassem a produção de soja no Brasil, a Embrapa Soja se tornou referência mundial em pesquisa dessa oleaginosa para regiões tropicais.
Ao longo de 50 anos, a instituição desenvolveu cerca de 440 cultivares de soja e implementou um sistema de produção adaptado ao solo e clima brasileiros. Esse sistema abrange práticas como a recuperação da fertilidade do solo, manejo da cultura, controle de pragas e doenças e melhoria da qualidade das sementes, contribuindo para a sustentabilidade da soja no Brasil.
Atualmente, o Brasil é o maior produtor mundial de soja, com uma colheita estimada em 147,35 milhões de toneladas na safra 2023/2024, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).