Chuvas significativas, com volumes em torno de 100 mm, rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo devem atingir novamente o Estado do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (2/4). Esses eventos serão causados por áreas de instabilidade associadas à formação de uma frente fria na região.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esse sistema frio se desloca do Rio Grande do Sul em direção à região Sudeste a partir de quinta-feira (3/4). Também devem ocorrer temporais isolados em Santa Catarina e no Paraná.
Na outra ponta do Brasil, há previsão de chuvas isoladas sobre áreas do Amazonas e do Pará, contudo os volumes serão baixos e vão ocorrer de maneira rápida. Nessa região, as temperaturas máximas ficam em torno de 30 °C, aponta o Inmet.
Aliás, mesmo no Sul as temperaturas ainda não esfriam muito, e apenas Porto Alegre tem máxima abaixo de 30 °C. De forma geral, as temperaturas só vão baixar no Centro-Sul a partir de sexta-feira (4/4).
No Nordeste, a previsão mostra que praticamente todos os Estados têm previsão de pancadas de chuva devido à influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que continua transportando umidade do Atlântico para o interior do continente.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_afe5c125c3bb42f0b5ae633b58923923/internal_photos/bs/2025/1/n/O4OYmcTNmeuIBtAYcxag/instituto-nacional-de-meteorologia-inmet-04-01-2025-05-32-pm.png)
Chuvas vão ser mais intensas no Rio Grande do Sul, alerta Inmet — Foto: Inmet