Não escalem guerra comercial, diz Secretário do Tesouro dos EUA a países

Publicidade

O secretário do Tesouro, Scott Bessent, tem uma mensagem para todos os países que planejam reagir rapidamente aos planos tarifários do presidente Donald Trump: “Sente-se, respire fundo, não reajam imediatamente”.

“Vamos ver onde isso vai dar, porque se você retaliar, é assim que teremos uma escalada”, disse Bessent em uma entrevista com Kaitlan Collins da CNN.

“Uma guerra comercial depende do país. Mas lembre-se de que a história do comércio é que somos o país deficitário. O país deficitário tem uma vantagem. Eles são os países superavitários. Os países superavitários tradicionalmente sempre perdem qualquer tipo de escalada comercial”, pontou Bessent.

“Como estudante de história econômica ou professor de história econômica, eu desaconselho isso”.

A União Europeia, China, Japão, Coreia do Sul, Colômbia e México disseram anteriormente que responderiam às ações comerciais de Trump. Bernd Lange, presidente do Comitê de Comércio Internacional do Parlamento Europeu, chamou as novas tarifas recíprocas dos Estados Unidos de “injustificadas, ilegais e desproporcionais”.

No entanto, Bessent alertou outros países que “fazer algo precipitado seria imprudente”.

Ele também sugeriu que as tarifas podem não ser permanentes, dizendo a Collins que acredita que o governo Trump vai “esperar para ver como isso vai acontecer”.

Cerveja, frutas e TVs: o que deve ficar mais caro nos EUA após tarifas

Economia – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress