O Vasco estreou na Sul-Americana de 2025 com um tropeço doloroso, nesta quarta-feira (2), contra o Melgar, pelo grupo G. O time carioca levou o empate por 3 a 3 na reta final da partida em Arequipa, com 2.335m de altitude.
O Gigante da Colina chegou a ter dois gols de vantagem em duas oportunidades na partida. Philippe Coutinho (um golaço) e Pablo Vegetti (dois) marcaram para os visitantes.
Além das complicações naturais da altitude, o Vasco sofreu especialmente com a bola aérea, tomando os três gols do líder do Campeonato Peruano de cabeça, marcados por G. Rodríguez, F. Castro e Cabrera.
Como foi o jogo
O Vasco inicialmente evitou os efeitos da altitude graças ao brilho de seu craque, Philippe Coutinho. O camisa 11 acertou um dos seus clássicos chutes de fora da área no ângulo do goleiro Cáceda, logo aos dois minutos.
Apesar da vantagem no placar, porém, o time carioca não conseguia administrar a partida. Aos 26 minutos, Paulo Henrique cometeu pênalti bobo, mas Tomi Martínez desperdiçou, chutando para fora.
Coutinho volta a brilhar
Seis minutos depois, Coutinho voltou a aparecer. O meia acertou um lindo passe de três dedos para a área e encontrou o artilheiro Vegetti, que só escorou para o gol: 2 a 0.
Foi a partir daí que os efeitos da altitude começaram a ser sentidos. Aos 39′, Gregorio Rodríguez aproveitou pane da defesa vascaína e descontou de cabeça. O Melgar ainda tentou mais uma pressão, mas o Vasco foi para o intervalo com vantagem.
Drama na reta final
O Vasco voltou descansado do vestiário e logo voltou a balançar as redes. Em contra-ataque aos sete minutos, Nuno Moreira serviu Vegetti, que disputou com o zagueiro e desviou para o gol: 3 a 1, segundo do Pirata vascaíno.
Apesar de abrir mais uma boa vantagem, o Vasco voltou a sofrer com o cansaço em Arequipa e transformou a reta final da partida em drama.
A defesa voltou a falhar aos 35 minutos, agora com erro de Mauricio Lemos, e Facundo Castro recolocou o líder do Campeonato Peruano no jogo. Aos 45 minutos da etapa final, em nova jogada de bola aérea, o Melgar chegou ao empate com Cabrera.
Vasco não volta para o Rio de Janeiro
Com o ponto amargo na bagagem, o Vasco não volta para o Rio e segue ainda nesta quarta para São Paulo, onde enfrenta o Corinthians, no sábado (5), às 18h30 (de Brasília), pela segunda rodada do Brasileirão.
Na capital paulista, o time vai treinar no hotel e no CT do Palmeiras, na Barra Funda.
O próximo compromisso pela Copa Sul-Americana será na terça-feira seguinte (8), em São Januário, contra a Academia Puerto Cabello, da Venezuela.