“Esse tipo de ação vai ajudar a desenvolver meu negócio que está só começando”, afirma Valdecir Abreu, empreendedor e proprietário de uma chácara na cidade de Tabaporã, após participar do 2º Seminário Regional do Turismo, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), em parceria com a prefeitura de Sinop, nos dias 1º e 2 de abril.
No seminário, foram abordados diversos assuntos, entre eles palestras sobre pesca esportiva, turismo de base comunitária e orientações de como desenvolver as propriedades a fim de criar um roteiro turístico. Além disso, foram apresentados painéis com empreendedores de sucesso nesta área.
Após o incentivo do Sebrae/MT e o desenvolvimento da prefeitura municipal, a empresária Lia Celeria, participante da primeira edição do Seminário Regional do Turismo em 2024, investiu em sua pequena propriedade, que fica a cerca de 35 quilômetros do centro da cidade de Sinop, e já a integrou ao roteiro turístico do município.
“O Sebrae Mato Grosso foi muito importante no crescimento da minha propriedade rural e hoje, mesmo começando nessa área, já consigo oferecer ao turista um café colonial, almoço e a pesca esportiva com o ‘pesque e solte’. No entanto, quero ampliar ainda mais nos próximos meses”, disse a empresária Lia Celeria.
Segundo o analista técnico do Sebrae/MT, Rafael Dinartte, a região norte de Mato Grosso atrai visitantes de diversos estados para conhecer fazendas e entender o que está sendo desenvolvido no setor agropecuário. “O papel do Sebrae é exatamente o de orientar esses empreendedores para que possam transformar seus pequenos negócios em um espaço para o turismo rural”, explica.
O Sebrae/MT desenvolve programas de capacitação e eventos voltados para o turismo e agronegócio. Para mais informações sobre as soluções, os interessados podem entrar em contato com a Agência de Sinop pelo telefone (66) 3520-1800 ou no 0800 570 0800.