O Conselho Nacional de Esportes da Espanha (CSD) confirmou nesta quinta-feira (3) um recurso apresentado pelos jogadores Dani Olmo e Pau Víctor, do Barcelona, que permitirá que eles joguem pelo clube até o fim da temporada.
LaLiga reduziu o teto salarial do Barcelona na quarta-feira (2) após dizer que as contas recentemente revisadas do clube não correspondem aos números do último ano auditado.
As contas anteriores incluíam receitas da venda de assentos VIP no Camp Nou reformado, o que permitiu ao Barça cumprir as regras do Fair Play Financeiro de LaLiga e estender o registro de Olmo e Víctor.
LaLiga disse que o Barça não tinha capacidade para registrar os dois jogadores com base em suas contas, mas o CSD anulou o acordo entre a primeira divisão espanhola e a federação de futebol do país (RFEF).
O CSD disse que os registros dos dois jogadores permanecem válidos, pois a RFEF reconheceu que “não há resolução da federação que concorde com o cancelamento das licenças” e sua decisão de não conceder uma licença é “nula e sem efeito”.
“Em todo caso, as carreiras profissionais de Dani Olmo e Pau Victor estão protegidas desde 8 de janeiro pela medida cautelar urgente concedida pelo CSD, com o único objetivo de evitar danos irreparáveis até que este procedimento seja resolvido”, disse.
“Em suma, por razões de incompetência, por não ter seguido os procedimentos adequados estabelecidos no regulamento e por não ser o órgão autorizado a tomar decisões, o acordo do Comitê de Monitoramento do Acordo de Coordenação RFEF-LaLiga deve ser considerado nulo e sem efeito, e todos os efeitos derivados dele invalidados.”
Em janeiro, o CSD havia permitido ao Barcelona registrar provisoriamente a dupla, quatro dias após as autoridades do futebol espanhol rejeitarem seus pedidos.