Fifa anuncia propostas de sede para Copas do Mundo Femininas de 2031 e 2035

Publicidade

O Reino Unido parece pronto para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2035 depois que o presidente da Fifa, Gianni Infantino, descreveu nesta quinta-feira (3) seu interesse como a “única proposta válida” para essa edição do torneio.

Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales anunciaram no mês passado que enviariam uma proposta conjunta para sediar a competição.

“Estamos honrados em ser o único licitante para a Copa do Mundo Feminina da Fifa de 2035″, disse o CEO da FA, Mark Bullingham, em um comunicado.

“Sediar a primeira Copa do Mundo desde 1966 com nossos parceiros das Home Nations será muito especial. O trabalho duro começa agora, para montar a melhor proposta possível até o fim do ano.”

Os Estados Unidos, com a possibilidade de outros países da região da Concacaf se juntarem a eles, também estão prontos para serem nomeados anfitriões da Copa do Mundo Feminina de 2031, já que até o momento fizeram a única proposta.

“Recebemos uma proposta para 2031 e uma proposta — uma proposta válida, devo acrescentar — para 2035”, disse Infantino no Congresso da Uefa em Belgrado, nesta quinta-feira. “A proposta de 2035 é da Europa, das Home Nations.”

As associações-membro devem enviar formalmente as propostas à Fifa no último trimestre deste ano. A Fifa atualmente planeja confirmar os anfitriões da Copa do Mundo Feminina para 2031 e 2035 no 76º Congresso da Fifa no segundo trimestre do ano que vem.

“Então, o caminho está aí para a Copa do Mundo Feminina acontecer em 2031 e 2035 em alguns grandes países, em algumas grandes nações, para impulsionar ainda mais o movimento do futebol feminino”, disse Infantino.

Relatos sugeriram que Espanha, Portugal e Marrocos, que sediarão a Copa do Mundo masculina de 2030, planejavam lançar uma proposta rival para 2035 antes do comentário de Infantino nesta quinta de que a do Reino Unido era a única proposta válida.

Infantino também confirmou que a Fifa pretende aumentar o número de equipes participantes na Copa do Mundo Feminina de 2031 para 48 países para igualar o jogo masculino. O Brasil sediará o evento de 2027, que contará com 32 equipes.

Enquanto isso, um pedido da Fifa para aumentar o número de equipes femininas nas Olimpíadas de 12 para 16 foi rejeitado pelo Comitê Olímpico Internacional, disse Infantino ao Congresso da Uefa.

Se o impasse não puder ser resolvido, o presidente da Fifa disse que o órgão dirigente do futebol mundial planeja diminuir o número de equipes masculinas para permitir mais equipes femininas nas Olimpíadas.

Esportes – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress