Senai MT participa de consulta pública sobre projeto de captura e armazenamento de carbono da FS

Publicidade

O Senai Mato Grosso marcou presença na consulta pública realizada pela FS – uma das maiores produtoras de etanol de milho do país – sobre o projeto pioneiro de Bioenergia com Captura e Estocagem de Carbono (BECCS). O evento ocorreu nesta quarta-feira (02.04), em Lucas do Rio Verde.

A iniciativa tem como objetivo a geração de créditos de carbono a partir de uma certificação voluntária internacional (Gold Standard), com potencial para posicionar o Brasil como referência mundial em soluções para mitigação das mudanças climáticas.

Durante o evento, foram apresentados os aspectos técnicos, regulatórios e socioambientais do projeto, que prevê a captura de aproximadamente 423 mil toneladas de CO₂ biogênico gerados na fermentação do milho para produção de etanol, e sua posterior injeção em reservatórios geológicos profundos. A iniciativa está em fase avançada de desenvolvimento e contou com a presença de especialistas da FS, Future Climate e Renovar.

Representando o Senai, a gerente Executiva de Tecnologia e Inovação, Naiara Galliani, destacou a importância estratégica da iniciativa e como ela pode contribuir com o desenvolvimento sustentável da região.

“Esse projeto simboliza o futuro da indústria alinhada à sustentabilidade. Estar presente desde as fases iniciais nos permite identificar oportunidades de formação profissional, pesquisa aplicada e prestação de serviços tecnológicos que possam apoiar a cadeia produtiva da bioenergia e ampliar o impacto positivo desse projeto para a região”, afirmou Naiara.

Também presente na reunião, a gerente Executiva da Regional Médio Norte do Senai MT, Camila Tetilla, reforçou o compromisso do Senai com o desenvolvimento local.

“Estamos atentos às demandas que surgirão com a implantação dessa iniciativa, seja na qualificação de mão de obra, seja na ampliação da nossa infraestrutura laboratorial. O Senai é parceiro da indústria e se coloca à disposição para contribuir com soluções que impulsionem inovação e sustentabilidade”, destacou Camila.

A participação do Senai Mato Grosso reafirma o compromisso da instituição com o desenvolvimento industrial sustentável, a formação de talentos para o futuro e o fortalecimento da bioeconomia na região. Projetos como este, alinhados à transição energética e à descarbonização, estão no centro da estratégia de atuação do Senai para os próximos anos.

MATO GROSSO – CenárioMT

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress