Tarifaço: Trump diz que 2 de abril será um “dia histórico para a América“

Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que esta quarta-feira, 2 de abril, será um “dia histórico para a América”.

A declaração foi feita em coletiva de imprensa sediada no Roseiral da Casa Branca, no que o presidente intitulou de “Dia da Libertação”, para anunciar tarifas recíprocas aos parceiros comerciais dos EUA.

Trump afirma que as tarifas farão “a América rica novamente”, e que elas são a “declaração de independência econômica” do país.

“2 de abril de 2025 será sempre lembrado como o dia que a indústria americana renasceu”, prosseguiu o republicano. “É a nossa declaração de independência econômica. Por anos, cidadãos americanos tiveram que sentar e observar países enriquecendo as nossas custas”.

O presidente dos EUA espera que, além de dinheiro para os cofres públicos, as tarifas fortaleçam o mercado de trabalho e a indústria norte-americana.

Ainda durante o discurso, Trump anunciou a taxação de 25% sobre carros importados para os Estados Unidos. A medida já havia sido sinalizada anteriormente, e entra em vigor a partir de quinta-feira (3).

Mesmo que mais fabricação automotiva se desloque para os EUA, os americanos devem pagar preços mais altos devido ao maior custo da produção doméstica ou ao aumento dos custos de importação de carros.

table visualization

 

Economia – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress