Max Verstappen disse que “não foi um erro” ter curtido uma postagem no Instagram criticando a decisão da Red Bull de trocar Liam Lawson por Yuki Tsunoda apenas duas corridas depois do início da nova temporada de Fórmula 1.
Após um começo de ano decepcionante, Lawson foi substituído na Red Bull pelo favorito dos fãs japoneses, com o piloto neozelandês ocupando a vaga de Tsunoda na Racing Bulls, equipe de desenvolvimento da Red Bull.
Lawson disse mais tarde que ficou “surpreso” com o rebaixamento, já que a decisão inicial de reorganizar o grupo na Red Bull gerou questionamentos sobre a tomada de decisão da equipe.
“Sim, você tem que se apresentar. Sim, a pressão é insana. Mas, na minha opinião, isso se aproxima mais de bullying ou de um movimento de pânico do que de conquistas de atletas de alto nível”, escreveu van der Garde.
“Eles tomaram uma decisão – totalmente conscientes – deram a Liam duas corridas apenas para esmagar seu espírito. Não se esqueça da dedicação, trabalho duro e sucesso que Liam colocou em sua carreira até agora para atingir o nível em que está. Sim, ele teve desempenho inferior nas duas primeiras corridas – mas se alguém está ciente disso é ele mesmo”, concluiu.
“Não foi um erro”
Antes do Grande Prêmio do Japão, Verstappen admitiu que a curtida no post não foi por acaso.
“Gostei do comentário, do texto, então acho que isso fala por si, certo? Não foi um erro”, disse Verstappen, segundo a Sky Sports, acrescentando que falou com Lawson desde que a mudança foi feita.
De acordo com a Sky Sports, o tetracampeão de pilotos não quis dar mais detalhes sobre seus sentimentos em relação à troca, dizendo que ele e sua equipe tiveram discussões desde que a mudança foi feita.
“Minha reação foi compartilhada com a equipe, mas em geral, não apenas sobre a troca, mas sobre tudo. Já discutimos isso durante o último final de semana e de volta à fábrica”, disse ele em Suzuka, segundo a Sky Sports.
“Tudo foi compartilhado com a equipe, como eu penso sobre tudo. Às vezes, não é necessário sempre compartilhar tudo em público. Acho que é melhor”, acrescentou Verstappen.
Em duas corridas da temporada de F1 de 2025, Verstappen está em segundo lugar na classificação do campeonato de pilotos, oito pontos atrás de Lando Norris, da McLaren.
Lawson não conseguiu registrar nenhum ponto em suas duas corridas, enquanto Tsunoda conseguiu três em suas performances na Racing Bulls antes de fazer sua estreia na Red Bull em seu grande prêmio em casa, no Japão.
Tsunoda disse que foi a “melhor situação de todas” vestir a camisa da Red Bull diante de sua torcida e reconheceu que está “sonhando” com seu primeiro pódio na F1 no Japão.
Quanto ao que o diretor da equipe Red Bull, Christan Horner, disse a ele em termos de expectativas, Tsunoda foi claro sobre quais são as prioridades da equipe.
“Basicamente, estar o mais próximo possível de Max, o que de qualquer forma dá um bom resultado para a equipe e também permite que a equipe apoie como uma estratégia na corrida”, disse o piloto de 24 anos aos repórteres.
“Eles disseram claramente que a principal prioridade é Max, o que eu entendo completamente porque ele é quatro vezes campeão mundial e, até agora [durante] as últimas corridas, mesmo na situação difícil do carro, ele ainda teve um bom desempenho. Mas acho que por enquanto a principal prioridade é estar o mais próximo possível de [Max], o que não será fácil, com certeza.”, finalizou Tsunoda.