Do sonho de ser caminhoneiro ao sucesso como empresário e pioneiro em Lucas do Rio Verde (MT), a trajetória de Vilson Gonzales Kirst é marcada por determinação, visão e legado. Sua história teve início em 1979, em Pinheirinho do Vale (RS), quando começou a trabalhar como motorista de caminhão, transportando mercadorias para diversas cidades brasileiras.
Na década de 80, Kirst enxergou novas oportunidades e, em 1985, deixou o Rio Grande do Sul para realizar fretes rumo ao promissor estado de Mato Grosso. Seu destino foi Lucas do Rio Verde, que, à época, ainda era uma agrovila pertencente ao município de Diamantino. Ao pisar nesta terra pela primeira vez, sentiu que ali nascia um grande celeiro do agronegócio brasileiro. Entre os anos de 1986 e 1989, retornava frequentemente com seus irmãos para transportar soja, arroz e madeira na região.
Em 1989, casou-se com Alice de Cezaro Kirst e, juntos, mudaram-se definitivamente para Lucas do Rio Verde. Mesmo diante da pouca infraestrutura e dos desafios da época, o casal construiu sua família, tendo dois filhos, Anderson (in memorian, 2007), nascido 1989 e Renata, nascida em 1995, além de uma neta nascida em 2022 e um netinho que chegou em 2025. Assim como Vilson, cinco de seus nove irmãos também acreditaram no potencial da cidade e estabeleceram-se na região. Seus pais (in memorian) também viveram nessa terra que tanto amavam.
Visionário, Kirst percebeu a necessidade de contribuir com a logística da região e, entre 1990 e 1991, fundou uma central de fretes onde hoje funciona o Posto Sabiá. A crescente demanda o levou a expandir os negócios e, assim, surgiu a V.K. Transportes. Em 1996, adquiriu, juntamente com um amigo, o Posto Ciriema, posteriormente tornando-se único proprietário. No ano 2000, fundou o Ciriema Diesel (TRR), uma empresa consolidada que atende um grande número de clientes em Lucas do Rio Verde e região. Tanto o Posto Ciriema quanto o Ciriema Diesel (TRR) operam sob a bandeira BR Petrobras.
Além de empresário, Kirst sempre esteve engajado no desenvolvimento da cidade. Foi presidente da Associação Comercial e Empresarial de Lucas do Rio Verde (Acilve) em duas gestões: de 2006 a 2012 e de 2020 a 2024, dedicando-se ao fortalecimento do comércio local. Recebeu homenagens como: Moção de Aplausos da Câmara Municipal, no ano de 2024; Título de Cidadão Mato-grossense, pela Assembléia Legislativa de Mato Grosso.
Atualmente, é coordenador de núcleo da Cooperativa Sicredi Ouro Verde MT, delegado regional da Coperativa de crédito Sicoob Credisul e é membro do Sindipetróleo (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Mato).
Sua trajetória inspiradora foi reconhecida durante a inauguração da nova unidade do Sest/ Senat em Lucas do Rio Verde, onde recebeu uma emocionante homenagem. O espaço de aprendizagem e inovação da instituição agora leva seu nome, um tributo à sua dedicação ao setor de transportes e à logística de Mato Grosso.
“Foi um dia de muita alegria para mim. Estou muito emocionado com essa homenagem do Sest/ Senat, que reconheceu minha história como caminhoneiro. Vim para Lucas do Rio Verde exercendo essa profissão, onde atuei por 10 anos. Depois, empreendi no setor de combustíveis, mas nunca me afastei do transporte. Hoje, nossa família continua no setor e essa homenagem é motivo de muita honra e gratidão”, destacou emocionado.
A cerimônia foi marcada pela presença de familiares, amigos e colegas, que relembraram sua trajetória e reforçaram sua importância para a comunidade. A homenagem eterniza sua contribuição ao desenvolvimento da cidade e inspira futuras gerações de transportadores e empreendedores. Mais do que um empresário bem-sucedido, Vilson Gonzales Kirst deixa um legado de trabalho, perseverança e amor por Lucas do Rio Verde, uma terra que ajudou a construir e que, agora, retribui com gratidão seu inestimável esforço.