O município de Urupema, localizado na Serra Catarinense, amanheceu com frio intenso neste sábado (5). Os termômetros registraram temperaturas abaixo de zero, marcando -0,2°C, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Epagri/Ciram.
Outras localidades de Santa Catarina também registraram temperaturas bastante baixas. Em São Joaquim, os termômetros marcaram 3,1°C; em Urubici, 3,8°C; e em Campo Belo do Sul, 4,4°C.
No Rio Grande do Sul e no Paraná, o frio também foi intenso. Em Quaraí (RS), a mínima foi de 4,2°C, enquanto em General Carneiro (PR) os termômetros marcaram 7,2°C.
Capitais do Sul, Sudeste e Centro-Oeste batem recorde de frio em 2025
O frio se espalhou também pelas capitais. São Paulo amanheceu com 15,8°C. Em Porto Alegre, a mínima foi de 12,5°C; em Curitiba, 12,4°C; em Florianópolis, 16,6°C; e até Campo Grande, capital sul-mato-grossense, registrou frio, com 18,1°C.
As baixas temperaturas são consequência de uma massa de ar polar que se espalhou pelo Brasil após a chegada de uma frente fria. A previsão indica que o frio deve continuar no domingo (6) e na segunda-feira (7), com manhãs e noites geladas nas mesmas regiões.
Todos os dias, o site do Canal Rural divulga a previsão do tempo e alertas meteorológicos em todo o Brasil, com informações da Climatempo.