TikTok Shop deve chegar em breve ao Brasil com desafios ao varejo

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O TikTok Shop — que permite que usuários vendam produtos na plataforma — deve chegar ao Brasil em breve e já está em período de pré-lançamento, segundo fonte consultada pela CNN.

Para analistas, a nova plataforma deve desafiar o cenário varejista no Brasil — podendo abrir oportunidades ou trazer ameaças ao mercado.

O TikTok selecionou alguns usuários para acessarem de forma exclusiva e antecipada à nova ferramenta, que pode se tornar uma nova concorrente do e-commerce brasileiro.

A CNN entrou em contato com o TikTok, mas a plataforma não confirmou a data de lançamento da ferramenta no Brasil. Ela já está disponível nos Estados Unidos, Filipinas, Indonésia, Malásia, Reino Unido, Singapura, Tailândia e Vietnã.

O certo é que a nova ferramente que deve chegar nos próximos meses já movimenta bilhões de dólares e deve desafiar o setor varejista nacional.

Ana Paula Tozzi, CEO da AGR Consultores, destacou em entrevista ao CNN Money que o TikTok já ultrapassou outras redes sociais, como o Instagram, e deve somar mais usuários que o Facebook neste ano.

“Nos Estados Unidos, o TikTok Shop fez no ano passado mais de US$ 9 bilhões de venda, bate todos os recordes na Black Friday e vem conquistando o coração do americano”, afirmou Tozzi.

Na Indonésia, o TikTok Shop gerou US$ 6,2 bilhões e na Tailândia foram US$ 5,7 bilhões.

A especialista avaliou que a nova ferramente de venda pode ser uma oportunidade para o varejo, porém, também pode se tornar uma ameaça.

“A gente já tem no Brasil algumas varejistas que estão trabalhando bem os vídeos curtos [no TikTok]. Para quem não está, pode ser uma ameaça, para quem está pode ser uma oportunidade de alavancar as vendas”, disse Tozzi, ressaltando os setores de cosméticos e vestuários como principais a se beneficiarem com a ferramenta.

Um relatório do Santander divulgado em março mostrou algumas marcas que podem estar mais preparadas para receber o TikTok Shop aqui no Brasil. Entre elas estão a C&A, Magazine Luiza, Mercado Livre, Natura e Renner.

No documento, o banco ainda sinalizou a urgência dos varejistas brasileiros desenvolverem estratégias específicas para a plataforma e destacou as marcas que estariam menos preparadas, como Azzas 2154 (fusão da Arezzo&Co e Grupo Soma), Guararapes (Riachuelo), Grupo SBF e Vulcabras.

TikTok no Brasil

Atualmente, o Brasil é o terceiro maior mercado no TikTok com 111 milhões de usuários, atrás apenas da Indonésia e dos EUA.

  • 1º Indonésia: 161,1 milhões de usuários;
  • 2º EUA: 137,9 milhões de usuários;
  • 3º Brasil: 111,3 milhões de usuários;
  • 4º México: 81,1 milhões de usuários;
  • 5º Vietnã: 69,2 milhões de usuários.

Os brasileiros passam, em média, nove horas online, das quais cerca de uma hora é destinada somente ao TikTok.

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