O governo de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (7) a implementação da extensão da Linha-4 Amarela do metrô. O novo trecho vai conectar a Estação Vila Sônia ao município de Taboão da Serra, na região metropolitana.
A ampliação compreende a construção de 3,3 quilômetros de trilhos e duas novas estações, Chácara do Jockey e Taboão da Serra. A estação final contará também com um terminal de ônibus integrado.
As novas estações serão totalmente acessíveis, com elevadores, escadas rolantes, banheiros adaptados e rota tátil.
O trajeto entre a Estação da Luz e Taboão da Serra passará a ser feito em aproximadamente 26 minutos. A expectativa é de que 110 mil passageiros sejam atendidos diariamente.
“A partir dessa extensão, os moradores de Taboão da Serra terão mais acesso a mais serviços, além de educação e saúde, porque terão um transporte de qualidade”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
De acordo com o governo estadual, o prazo de conclusão do projeto é entre 48 e 60 meses. A previsão é de um investimento de R$ 3,4 bilhões.
A construção do projeto deve gerar mais de 3,6 mil empregos diretos e indiretos. As obras estão sob responsabilidade da ViaQuatro, concessionária responsável pela operação da Linha-4 Amarela do metrô.
A intenção é que além de facilitar o deslocamento da população, a extensão da linha traga novos usuários para o transporte sobre trilho, o que reduziria a emissão de dióxido de carbono (CO₂). Além de diminuir o congestionamento nas vias da região.