Um turista mineiro foi baleado durante uma tentativa de assalto na zona portuária do Rio de Janeiro, na tarde do último domingo (6). O homem, identificado como Vinícius Cardozo Moreira Dias, iria para uma viagem de cruzeiro com a família.
Segundo relato da esposa, a influenciadora Poliana Ribeiro, o marido levou quatro tiros ao reagir para proteger ela e os pais, com quem faria a viagem. Os detalhes da abordagem antes do crime foram revelados em uma sequência de vídeos publicados na manhã desta segunda-feira (7), nas redes sociais.
Acompanhada do marido e dos sogros, ela narrou em detalhes o momento de tensão vivido por eles, logo após a chegada à Avenida Barão de Tefé, por volta das 12h, quando um homem se aproximou e fez uma pergunta aparentemente inofensiva.
“Covardemente ele primeiro me abordou e não vi maldade pelo horário que era: Ah, moça, aquilo ali é o que (se referindo ao cruzeiro)? Ele é da Marinha?’ Eu falei que não, ele se afastou um pouco e ficou observando a gente. Achei estranho”, contou.
Instantes depois, o homem voltou e pediu para que o casal e os parentes entrassem no carro. Poliana relatou que ele estava armado e ameaçou a todos. “Ele falou que ia matar a gente, mostrou a arma de fogo e pediu colar, essas coisas. Mas não deu tempo”, relatou Poliana.
“Ele ficou nervoso com a movimentação das pessoas, e meu marido percebeu que ia ser um sequestro e reagiu. Quando meu marido conseguiu descer do carro, o criminoso deu quatro tiros nele”, disse a influenciadora.
Durante o ataque, houve luta corporal entre o assaltante e Vinícius Cardozo. De acordo com a Polícia Militar, o suspeito tentou roubar o colar de ouro do homem antes de atirar.
Ferido, Vinícius foi socorrido por um vendedor de gelo que passava pelo local e levado em um triciclo até um posto da Polícia Militar. De lá, foi encaminhado ao Hospital Souza Aguiar, onde passou por cirurgia e permanece internado e estável, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde.
Em meio à dor, Poliana afirmou ter recebido todo o suporte necessário após o crime. Ela agradeceu o acolhimento das equipes policiais e elogiou o atendimento prestado no hospital.
“Aqui no hospital está sendo excelente. Os policiais me mandam mensagem perguntando como ele está. Realmente estamos bem assistidos na graça de Deus, mas é muito difícil.” disse, emocionada.
O criminoso fugiu após os disparos, mas foi localizado pouco depois no Morro do Pinto por equipes do 5º BPM (Praça da Harmonia) e do programa Segurança Presente. Ele foi detido e levado para a 5ª DP (Mem de Sá), onde o caso está sendo investigado.