O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas na cor Laranja para ocorrência de chuva forte em dez estados brasileiros nesta segunda-feira (7). Segundo o instituto, o grau de severidade é de perigo com riscos potenciais.
O órgão informa que as chuvas podem ter um acumulado de 50 a 100 mm/dia. As regiões atingidas correm o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.
Áreas afetadas pelas chuvas:
Na região Sul, o Sudoeste Rio-grandense, Centro Ocidental Rio-grandense, Noroeste Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste Rio-grandense, Nordeste Rio-grandense, Centro Oriental Rio-grandense e Sul Catarinense são locais com possibilidade dessas ocorrências.
No Sudeste, os estados do Espírito Santo e Minas Gerais podem sofrer com as chuvas. Na região Nordeste, cidades do sul da Bahia, do norte do Ceará, do Maranhão e do Piauí também correm risco.
Na região Norte do Brasil, o Amapá e uma grande área do Pará estão no mapa com possibilidade de chuva forte.


Instruções
O Inmet orienta que as pessoas evitem enfrentar o mau tempo e observem alteração nas encostas. “Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos”, diz o órgão.
Outras informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).