A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o áudio da análise do VAR sobre o pênalti marcado em cima de Raphael Veiga nos minutos finais da vitória do Palmeiras sobre o Sport, neste domingo (6). O jogo foi disputado na Ilha do Retiro, em Recife, pela segunda rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
No lance em questão, Bruno Arleu de Araújo assinalou pênalti de Matheus Alexandre em Veiga, perto dos acréscimos do confronto. O VAR, comandado por Rodrigo Nunes de Sá, não interferiu na jogada.
A análise do VAR
Na visão de Rodrigo Nunes de Sá, em nenhum momento Matheus Alexandre “muda a trajetória da bola” em sua ação. O profissional entendeu que Veiga foi calçado dentro da área e, por isso, não prosseguiu na jogada.
“Ele vai calçar o pé. Ele vai tocar, não muda a trajetória da bola, que vai sobrar ainda para o jogador de branco”, disse Rodrigo.
Ao analisar a jogada, o árbitro de vídeo destacou que o contato foi “mínimo”, mas que mesmo assim foi o suficiente para atrapalhar Veiga.
“Depois que ele joga a bola e o jogador tenta prosseguir, tem um contato no pé, que é mínimo. Depois ele vem arrastando a ponta do pé no chão. Tem o calço dentro da área, impacta a ação de não seguir na jogada. O pênalti está confirmado”, destacou.
Revolta do Sport
O Sport divulgou, na noite deste domingo (6), uma nota oficial detonando a arbitragem comandada por Bruno Arleu de Araújo, depois da derrota por 2 a 1 para o Palmeiras. O clube classifica o segundo pênalti assinalado pelo juiz como um “erro crasso”.
“A condução da partida foi marcada por um erro crasso, inadmissível em uma competição do porte da Série A do Campeonato Brasileiro, onde a omissão do uso do VAR em lance capital evidencia a falha grave que influenciou diretamente no resultado do jogo”, diz parte da nota.
“O clube exige da Comissão de Arbitragem da CBF providências imediatas e efetivas. A tolerância com erros tão graves precisa acabar. É necessário que haja responsabilização dos envolvidos, a fim de evitar que episódios como este voltem a se repetir”, completa em outro trecho.
Sport 1 x 2 Palmeiras
As equipes fizeram um jogo equilibrado na Ilha do Retiro, com chances de gol para os dois lados. No primeiro tempo, o Verdão abriu o placar com Flaco López, que sofreu pênalti de Chico e converteu logo em seguida. Os mandantes empataram com Chrystian Barletta, em jogada ensaiada de cobrança de escanteio.
O gol da vitória palmeirense veio justamente após o polêmico pênalti assinalado em Raphael Veiga, nos instantes finais de partida. Piquerez cobrou firme e garantiu a vitória palestrina.
Estêvão é chamado de “novo Neymar” por ingleses em lista da Libertadores