Começa nesta segunda-feira (07), Dia Mundial da Saúde, a vacinação contra a Influenza, conhecida popularmente como gripe. O imunizante já está disponível em todas as unidades básicas de saúde (UBSs) de Lucas do Rio Verde.
Inicialmente, as doses serão direcionadas aos grupos prioritários, crianças de seis meses a menores de seis anos, as gestantes, os idosos, pessoas com comorbidades, deficientes permanentes e os trabalhadores da educação, saúde e correios.
A supervisora da Vigilância em Saúde Cláudia Engelmann explica que a vacina é trivalente, protege os pacientes contra as cepas circulantes da Influenza A, H1N1 e H3N2 e Influenza B.
“Todo ano a vacina é atualizada, por isso, é importante que todos que fazem parte dos grupos prioritários, mesmo que recebeu a vacina no ano passado ou até mesmo tomou a vacina com as cepas anteriores no início deste ano, sejam imunizados novamente”.
Em Lucas do Rio Verde, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, é vacinar aproximadamente 20 mil pessoas, cerca de 90% do público-alvo, crianças, gestantes e idosos.
“Estamos no período sazonal da gripe, com a circulação do vírus Influenza A e B. A vacina tem como objetivo evitar as internações e até mesmo, os óbitos, nessas pessoas que estão mais vulneráveis a desenvolver complicações da doença”, ressalta a supervisora.
Fique atento!
A vacina é ofertada gratuitamente em todas as UBSs, de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30, exceto na unidade de saúde do Tessele Junior, que funciona durante a semana até às 19h e nos finais de semana e feriados, das 13h às 18h.
Para vacinar, é importante apresentar um documento com foto, cartão de vacinação e o comprovante de prioridade.
Grupos prioritários
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
Idosos com 60 anos ou mais
Gestantes
Puérperas – mulheres até 45 dias após o parto
Pessoas com comorbidades/ doenças crônicas
Pessoas com deficiência permanente
Trabalhadores da Saúde e Educação
Profissionais das forças de segurança e de salvamento
Caminhoneiros
Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso)
Trabalhadores dos Correios
Indígenas vivendo fora de terra indígena