Vereadores aprovam benefícios a entidades e eventos para debater participação feminina na política em Lucas

Publicidade

Nesta segunda-feira (7), os vereadores de Lucas do Rio Verde aprovaram três projetos de resolução, três projetos de lei e nove indicações durante a 9ª sessão ordinária do ano. A pauta incluiu desde a criação de um seminário e uma semana dedicada à participação política feminina, e reconhecimento de utilidade pública para duas associações locais.

Por unanimidade, foi aprovado o Projeto de Resolução n° 11/2025, de autoria da Mesa Diretora, que institui o Seminário Municipal da Mulher na Política. O evento passará a ser realizado anualmente durante a terceira semana de agosto. A organização ficará a cargo da Procuradoria da Mulher da Câmara, com o objetivo de promover debates sobre a atuação feminina nos espaços de poder.

Também foi aprovado o Projeto de Lei n.º 15/2025, de autoria da vereadora Débora Carneiro, que estabelece a realização anual da Semana da Mulher na Política na terceira semana de agosto, com o objetivo de incentivar a participação feminina em espaços de poder e liderança. Agora, o evento passa a integrar o calendário oficial do município e contará com atividades como palestras, seminários, rodas de conversa, campanhas digitais e capacitações, em parceria com o Poder Executivo, instituições de ensino e organizações da sociedade civil.

Em primeira e única votação, foi aprovado o título de utilidade pública municipal para duas entidades, por meio de propostas apresentadas pelo vereador Wlad Mesquita (Republicanos). O Projeto de Lei n° 13/2025 beneficiou a Associação Assembleia Restauração, fundada em 2023 e sediada no Bairro Pioneiro, que atua nas áreas de saúde, segurança e assistência social. Na mesma linha, o PL n° 14/2025 reconheceu a Associação Canto do Sabiá, localizada no Bairro Bandeirantes e especializada no atendimento a pessoas com distúrbios psíquicos e dependentes químicos.

Os parlamentares ainda aprovaram o regime de urgência para um projeto do vereador Hélio Kaminski que trata sobre a redução de jornada para servidores públicos com familiares deficientes que necessitem de acompanhamento terapêutico. A sessão também aprovou nove indicações que serão encaminhadas ao Poder Executivo municipal.

MATO GROSSO – CenárioMT

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress