Operação Choque de Ordem III combate facção criminosa e vandalismo em Alto Araguaia

Publicidade

A Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira (8), em Alto Araguaia, a Operação Choque de Ordem III, com o objetivo de desarticular uma facção criminosa envolvida em diversos crimes, principalmente tráfico de drogas e atos de vandalismo. A ação cumpre 16 ordens judiciais, entre mandados de busca e apreensão e quebra de sigilo de dados.

As ordens foram expedidas pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Alto Araguaia, com base em investigações conduzidas pela Delegacia da Polícia Civil do município, que identificaram os integrantes da facção criminosa responsável por causar terror em bairros da cidade por meio de pichações e intimidações.

As pichações, feitas em muros de residências, monumentos e prédios públicos, usavam tintas nas cores vermelha e preta e traziam mensagens alusivas à facção. Segundo as investigações, o objetivo era impor um falso domínio territorial e intimidar a população local.

A operação mobilizou 40 policiais civis, 12 viaturas e contou com o apoio da Polícia Penal. A ação integra o planejamento estratégico da Polícia Civil dentro da Operação Inter Partes, do programa Tolerância Zero, promovido pelo Governo de Mato Grosso para enfrentar facções criminosas em todo o estado.

Locais pichados são restaurados

Além das prisões e apreensões, a operação também atuou na restauração de locais vandalizados. Mais de 30 pontos da cidade foram repintados com apoio da Polícia Penal e do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg). Os reeducandos da Cadeia Pública de Alto Araguaia participaram da ação, que foi viabilizada com materiais fornecidos pelo Conseg.

Segundo o delegado Marcos Paulo, responsável pela operação, a ação é um recado claro contra o crime organizado. “A criminalidade não irá sobrepor às forças de segurança do Estado. Seguiremos empenhados em trazer paz para as pessoas de bem. Outras ações do programa Tolerância Zero estão previstas ao longo do ano”, afirmou.

A Polícia Civil reforça que a operação terá continuidade, tanto no combate ao tráfico quanto na repressão ao vandalismo e responsabilização dos envolvidos.

MATO GROSSO – CenárioMT

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress