Páscoa deve injetar R$ 74,1 milhões no comércio de Cuiabá, aponta CDL

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Uma pesquisa de intenção de compra realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) na segunda quinzena de março indica que o comércio local deve movimentar aproximadamente R$ 74,1 milhões durante o período da Páscoa.

O levantamento revelou que 78,2% dos 386 entrevistados planejam realizar compras para a data. A expectativa é que mais de 277 mil consumidores movimentem o comércio de Cuiabá, representando mais da metade da população da capital mato-grossense.

As lojas físicas seguem sendo a preferência esmagadora dos consumidores, citadas por 97% dos entrevistados. Apenas 5% consideram a internet para suas compras pascais, enquanto 7% buscam alternativas como produtos artesanais.

Os produtos mais procurados para a Páscoa em Cuiabá serão chocolates, ovos de Páscoa e peixes, com o objetivo principal de presentear filhos, netos e sobrinhos. O ticket médio previsto por consumidor é de R$ 267,44, e um percentual significativo de 45% dos entrevistados afirma que pretende gastar mais em comparação com a Páscoa de 2024.

A pesquisa da CDL Cuiabá também confirmou uma tendência de alta nos preços, alinhada com um levantamento da Fundação Instituição de Pesquisas Econômicas (Fipe), que apontou um aumento médio de 9,5% nos preços dos ovos de Páscoa em relação ao ano anterior. O chocolate em barra também registrou uma alta expressiva de 27,1% no período de um ano, e os bombons, 13,6%.

O comportamento dos consumidores cuiabanos também foi mapeado pela CDL: 60,3% realizam pesquisa de preços antes de efetuar a compra, com uma parcela de 35% deixando essa busca para a véspera ou o próprio dia da Páscoa. Já 28% iniciam a procura por ofertas com uma semana de antecedência, e 22% já haviam começado a pesquisar na época da sondagem.

Além do setor alimentício, a expectativa é que outros segmentos da economia de Cuiabá também sintam o impacto positivo da Páscoa. Supermercados, lojas de departamento, confeitarias artesanais e o setor de turismo como um todo devem se beneficiar do feriado prolongado, que impulsiona o lazer, os passeios e pequenas viagens, fortalecendo também o setor de entretenimento e as atividades religiosas, tradicionalmente relevantes neste período.

MATO GROSSO – CenárioMT

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