Uma pesquisa de intenção de compra realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) na segunda quinzena de março indica que o comércio local deve movimentar aproximadamente R$ 74,1 milhões durante o período da Páscoa.
O levantamento revelou que 78,2% dos 386 entrevistados planejam realizar compras para a data. A expectativa é que mais de 277 mil consumidores movimentem o comércio de Cuiabá, representando mais da metade da população da capital mato-grossense.
As lojas físicas seguem sendo a preferência esmagadora dos consumidores, citadas por 97% dos entrevistados. Apenas 5% consideram a internet para suas compras pascais, enquanto 7% buscam alternativas como produtos artesanais.
Os produtos mais procurados para a Páscoa em Cuiabá serão chocolates, ovos de Páscoa e peixes, com o objetivo principal de presentear filhos, netos e sobrinhos. O ticket médio previsto por consumidor é de R$ 267,44, e um percentual significativo de 45% dos entrevistados afirma que pretende gastar mais em comparação com a Páscoa de 2024.
A pesquisa da CDL Cuiabá também confirmou uma tendência de alta nos preços, alinhada com um levantamento da Fundação Instituição de Pesquisas Econômicas (Fipe), que apontou um aumento médio de 9,5% nos preços dos ovos de Páscoa em relação ao ano anterior. O chocolate em barra também registrou uma alta expressiva de 27,1% no período de um ano, e os bombons, 13,6%.
O comportamento dos consumidores cuiabanos também foi mapeado pela CDL: 60,3% realizam pesquisa de preços antes de efetuar a compra, com uma parcela de 35% deixando essa busca para a véspera ou o próprio dia da Páscoa. Já 28% iniciam a procura por ofertas com uma semana de antecedência, e 22% já haviam começado a pesquisar na época da sondagem.
Além do setor alimentício, a expectativa é que outros segmentos da economia de Cuiabá também sintam o impacto positivo da Páscoa. Supermercados, lojas de departamento, confeitarias artesanais e o setor de turismo como um todo devem se beneficiar do feriado prolongado, que impulsiona o lazer, os passeios e pequenas viagens, fortalecendo também o setor de entretenimento e as atividades religiosas, tradicionalmente relevantes neste período.