A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) formalizaram um acordo de cooperação com o objetivo de desenvolver uma metodologia e, posteriormente, um sistema de informática para a apuração precisa e segura dos custos e gastos públicos pelo Governo do Estado.
A reitora da Unemat, Vera Maquêa, e o secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, assinaram ontem (7) o termo que dá início ao projeto-piloto. A iniciativa conta com o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Programa de Apoio à Gestão dos Fiscos do Brasil (Profisco), coordenado pela Sefaz em Mato Grosso.
A Unemat e a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) foram selecionadas para a execução dos projetos-pilotos dentro do Profisco. A expectativa é que o modelo desenvolvido, seguindo os padrões da Norma Brasileira de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (NBC/TSP) nº 34, seja posteriormente estendido a outras secretarias e órgãos estaduais, visando a modernização da gestão fiscal em todo o estado.
A reitora Vera Maquêa destacou a qualidade técnica da Unemat e o orgulho da instituição em participar da modernização da gestão fiscal estadual. O secretário Rogério Gallo enfatizou que a parceria representa um avanço importante para a transparência, controle e eficiência na aplicação dos recursos públicos, impulsionada pela tecnologia e com o apoio do BID.
O pró-reitor de Gestão Financeira da Unemat, Tony Hirota, ressaltou a missão da universidade em auxiliar o Estado na construção de soluções para o planejamento e políticas estratégicas, enquanto o diretor administrativo de Contabilidade da Unemat, Vilmar Dantas, acredita que a iniciativa trará informações relevantes e confiáveis para a tomada de decisões estratégicas na gestão dos recursos públicos de Mato Grosso.
A reunião de assinatura do termo contou com a presença de representantes da Sefaz e da Sejus, incluindo a secretária adjunta da Contadoria Geral do Estado, Anésia Cristina Batista, e o secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira.