Alerta laranja: litoral brasileiro tem previsão de fortes chuvas

Publicidade

O litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina enfrenta previsão de chuva volumosa entre esta quarta (09) e quinta-feira (10). Acumulados podem ultrapassar 300 milímetros em algumas áreas. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu o alerta laranja para toda área litorânea da Região Sul.

De acordo com a previsão, eventos como ressacas também são previstos, com ondas de até 3 metros.

Entenda o que é o alerta laranja

chuva, com intensidade moderada a forte, persistirá por várias horas na faixa litorânea do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.No Rio Grande do Sul, todo o litoralextremo sul e parte da Costa Doce são as regiões mais afetadas. Em Santa Catarina, o sul e a parte sul da Grande Florianópolis concentram a previsão de maiores acumulados.

Volumes de chuva podem variar entre 60 mm e 100 mm nas áreas em amarelo do mapa, chegando a 150 mm a 300 mm nas áreas em roxo. A Grande Porto Alegre, contudo, está fora da área de maior risco.

Risco de ressaca no RS e SC

Além da chuva, o litoral gaúcho e catarinense enfrenta risco de ressaca, com ondas entre 2,5 e 3 metros, segundo a Marinha do Brasil. A agitação marítima é causada por uma forte massa de ar frio de origem polar (alta pressão atmosférica) que gera ventos marítimos frequentes e intensos.

Esses ventos carregam umidade do oceano para o continente, que se concentra nas montanhas próximas ao litoral do RS e SC, intensificando a formação de nuvens carregadas. A circulação ciclônica dos ventos em altitude (cavado) também contribui para a chuva. A previsão é de diminuição das chuvas com o deslocamento deste cavado.

Nacional – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress