Chuvas intensas continuam a ocorrer nesta quarta-feira (9/4) em áreas dos três Estados da região Sul do país, com destaque para o norte e o litoral do Rio Grande do Sul e em áreas do Paraná e de Santa Catarina, como a Grande Florianópolis, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Essa condição de chuvas fortes deve permanecer na região até a quinta-feira (10/4), devido a áreas de instabilidade na faixa leste do Rio Grande do Sul, com maior intensidade no litoral, podendo resultar em volumes significativos de chuva no período. Conforme o aviso laranja emitido pelo Inmet, os acumulados de chuva devem ficar entre 50 mm e 100 mm nos próximas dias na região.
Outras áreas do país também têm previsão de chuvas intensas, com destaque para a porção centro-norte, especialmente no Amazonas e em Mato Grosso, onde são esperados até 50 mm de precipitação, acompanhados de rajadas de vento de até 60 km/h.
O Sudeste e o Centro-Oeste também vão ter chuvas fortes, ainda que com menos intensidade que o restante do país. Na região, as temperaturas voltam a subir durante a tarde. A capital paulista, por exemplo, vai ter máxima de 27 °C.
Já no Nordeste, as chuvas seguem concentradas no sul da Bahia. Nessa região, a chuva está sendo causada pelos resquícios de uma frente fria e pelo transporte de umidade do oceano, sistemas separados dos que estão atuando na região Sul.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_afe5c125c3bb42f0b5ae633b58923923/internal_photos/bs/2025/t/W/IwSEpITZW5Wkr6rpXODA/inmet-alert-as-04-08-2025-05-08-pm.png)
Acumulados podem passar de 100 milímetros — Foto: Inmet