Ex-secretário executivo de Administração Penitenciária de PE é preso

Publicidade

A Polícia Federal segue investigando um esquema de corrupção dentro do sistema prisional de Pernambuco. Nesta terça-feira (7), a PF cumpriu mais uma etapa da Operação La Catedral e prendeu preventivamente o ex-secretário executivo de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) e ex-superintendente de Segurança Prisional do estado, André de Araújo Albuquerque.

Além da prisão, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na casa do investigado, localizada na zona oeste do Recife. No local, os agentes apreenderam uma arma funcional, celulares e uma caminhonete.

A investigação revelou a existência de uma associação criminosa formada por agentes públicos e detentos, que arrecadavam recursos ilícitos, repassavam vantagens indevidas e violavam gravemente as normas de segurança e legalidade das unidades prisionais.

Segundo a PF, policiais penais praticavam corrupção passiva – quando um funcionário solicita ou recebe vantagens indevidas em função do seu cargo – e acessavam sistemas internos para beneficiar os detentos.

Através de subornos, os servidores recebiam joias e celulares, em troca de favores como autorizar visitas fora de horário, influenciar transferências de presos, permitir a realização de festas e facilitar o tráfico de drogas, além de outras atividades ilícitas dentro dos presídios.

O grupo criminoso atuava principalmente no Presídio de Igarassu, localizado na Região Metropolitana do Recife. A CNN teve acesso a um vídeo gravado em março de 2024, dentro da unidade, mostrando detentos participando de uma festa com bebidas alcoólicas e garotas de programa.

Em nota oficial, a PF ressaltou a importância da operação e os crimes investigados. “A medida, autorizada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco após manifestação favorável do Ministério Público Estadual, tem como base elementos probatórios robustos obtidos durante o inquérito policial, que apontam para a prática de crimes como corrupção ativa e passiva, prevaricação, facilitação de entrada de objetos ilícitos no cárcere, tráfico de drogas e organização criminosa”, destacou a instituição.

A Operação La Catedral continua em andamento com o objetivo de desmantelar o esquema criminoso dentro do sistema penitenciário de Pernambuco.

O ex-secretário executivo, preso nesta terça-feira (7), foi exonerado do cargo em dezembro do ano passado. Na mesma época, um policial penal foi removido do cargo de diretor do Presídio de Igarassu. Em fevereiro de 2025, ele foi preso durante a primeira fase da operação. Naquela etapa, foram cumpridos nove mandados de prisão e 12 de busca e apreensão em cinco cidades pernambucanas e em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

A CNN entrou em contato com o governo de Pernambuco sobre a investigação e aguarda retorno. A reportagem também tenta contato com a defesa do ex-secretário preso.

Nacional – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress