Cinco policiais militares estão entre os 22 presos pela Polícia Civil da Bahia, na manhã desta quarta-feira (9), na Operação “Falsas Promessas 2”, que visa desarticular uma organização criminosa envolvida em rifas ilegais e lavagem de dinheiro.
As prisões ocorreram nas Região Metropolitana de Salvador e no interior do estado.
Entre os presos, também está um casal apontado como líder do esquema e outros influenciadores. O casal foi preso em um condomínio na Estrada do Côco, em Salvador. Outros quatro suspeitos com função de liderança foram encontrados em Vera Cruz, Juazeiro e na Região Metropolitana, além de um suspeito preso no estado de São Paulo.
Durante a operação, cerca de 300 agentes cumpriram 22 mandados de prisão preventiva e executaram 30 mandados de busca e apreensão, além de seis medidas cautelares diversas da prisão.
As investigações da Polícia Civil mostram que o grupo utilizava as redes sociais para divulgar rifas de alto valor, como veículos de luxo, sendo os sorteios manipulados, a fim de favorecer membros da própria organização.
O esquema tinha apoio de empresas de fachada e laranjas como donos desses negócios, assim mascaravam a origem dos valores obtidos.
Na ação, foram apreendidos veículos, relógios, dinheiro em espécie, celulares e notebooks, além de ser autorizado pela Justiça o sequestro de até R$ 10 milhões de cada um dos investigados, totalizando R$ 680 milhões em bloqueios.
Os militares envolvidos são policiais da ativa e ex-integrantes da corporação, que atuavam fornecendo informações, realizando a segurança das atividades e operando diretamente as rifas.
*Sob supervisão