Lideranças indígenas de Mato Grosso levam demandas do Xingu à Funai em Brasília

Publicidade

Lideranças indígenas do povo Xinguano, de Mato Grosso, estiveram na sede da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) em Brasília, nesta terça-feira (8), para apresentar suas demandas à presidenta Joenia Wapichana e sua equipe técnica. O encontro faz parte da programação do Abril Indígena, um mês dedicado à valorização e ao fortalecimento das políticas públicas para os povos originários.

As lideranças xinguanas discutiram propostas para aprimorar a gestão territorial que impactam suas comunidades. Também foram pautas da reunião os encaminhamentos relacionados ao turismo de pesca esportiva na Terra Indígena do Xingu e o fortalecimento dos processos de fiscalização e monitoramento territorial, com a participação da Funai, da Associação Terra Indígena Xingu (ATIX), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e de organizações não governamentais que apoiam a causa xinguana.

Outras demandas apresentadas pelos indígenas de Mato Grosso incluíram melhorias administrativas por parte da Funai para atender as necessidades das comunidades.

Além da comitiva de Mato Grosso, a presidenta Joenia Wapichana recebeu lideranças de outros estados como Amazonas, Ceará, Pará e Rondônia, para tratar de questões específicas de seus territórios e povos. Em todos os encontros, a presidenta e a equipe técnica da Funai se comprometeram a encaminhar as reivindicações para os setores competentes da instituição para as devidas providências administrativas. A Funai reforça que o diálogo com os povos indígenas é uma prática constante da atual gestão, não se restringindo apenas ao Abril Indígena, mas ocorrendo durante todo o ano com visitas aos territórios tradicionais.

MATO GROSSO – CenárioMT

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress